Programa CastraPet Paraná realiza 304 castrações em Piraquara
COM ASSESSORIAS – Na última semana, Piraquara recebeu o Projeto CastraPet Paraná, uma parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT). Em três dias de ação, a iniciativa realizou o procedimento em 304 animais, entre cães e gatos do município.
No primeiro dia, 70 animais foram castrados, sendo 44 felinos e 26 caninos, no segundo dia, mais 109 animais receberam a esterilização gratuita, destes 58 gatos e 51 cães. Já no terceiro e último dia, foram realizados 125 procedimentos cirúrgicos, sendo eles 69 em felinos e 56 em caninos.
Durante o período em que o Projeto foi realizado em Piraquara, ocorreu uma situação inusitada, uma gata, levada inicialmente para realizar o procedimento de castração acabou passando por uma cesárea, dando à luz a dois filhotes.
A ação foi realizada na Regional do Guarituba a atendeu especificamente animais da população de baixa renda, de organizações da sociedade civil (OSCs), protetores independentes e de munícipes que adotaram animais em feiras organizadas pelo setor de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Piraquara. O Castrapet priorizou a castração de felinos, visando o controle da esporotricose no município.
PROGRAMA DE CASTRAÇÃO
A Prefeitura Piraquara disponibiliza o Projeto de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos (Decreto 4.461/2015), que tem por objetivo a redução da população de animais de rua e a esterilização gratuita de animais de famílias de baixa renda. O projeto visa, também, promover a conscientização da população em relação ao bem-estar animal e à guarda responsável.
A pessoa interessada deverá comparecer à Secretaria Municipal De Meio Ambiente de Piraquara ou protocolar via plataforma 1Doc, com os seguintes documentos:
• Carteira de identidade (original e cópia)
• CPF (original e cópia)
• Comprovante de residência (original e cópia)
• Comprovante de inscrição no cadúnico ATUALIZADO * (original e cópia)
• Preencher ficha de cadastro geral para castração.
Para mais informações, acesse o LINK .