Grande Curitiba

Ampliando Olhares: Universidade promove oficinas gratuitas de astronomia

Encontros do projeto promovido pela PUCPR acontecem entre abril e junho no câmpus de Curitiba da Universidade
9 de abril de 2025 às 16:27
(Foto: Divulgação/PUCPR)

COM ASSESSORIAS – Explorar os mistérios do universo e refletir sobre o papel da humanidade no cosmos: esse é o propósito do novo ciclo de oficinas do projeto “Ampliando Olhares: astronomia e a busca humana por sentido”, realizado pelo Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A iniciativa, que acontece desde 2023, mescla debates de temas de divulgação astronômica com práticas de observação da Lua, estrelas e planetas.

Promovendo um diálogo entre astronomia, filosofia, história e religião, os encontros acontecem na Arena Digital PUCPR, localizada no câmpus Curitiba da Universidade. A experiência prática inclui a observação dos astros por meio de diversos telescópios em uma parceria com a empresa Bazar da Astronomia.

“Conhecer a astronomia e sua história, vai muito além de observar estrelas e planetas. É uma forma de compreender nossa existência no universo e nosso lugar nele, despertando a curiosidade sobre o desconhecido. Ao explorar o espaço, expandimos nosso conhecimento, incentivamos o pensamento crítico e construímos uma sociedade mais informada e curiosa”, explica o professor Douglas Borges Candido, coordenador do projeto.

As inscrições são gratuitas, abertas para participantes a partir de 8 anos, e podem ser feitas aqui.

Confira as datas dos encontros:

10 de abril – Sistema Solar. Com momento de observação de Júpiter, Lua (minguante) e estrelas.

15 de maio – Constelações de verão e de inverno. Com momento de observação do céu profundo.

26 de junho – Nosso local no universo. Com momento de observação de diversas estrelas.