Filhote de macaco bugio é resgatado após perder mãe em atropelamento

COM ASSESSORIAS – Um filhote de macaco bugio foi resgatado no bairro Vila Nova, em São José dos Pinhais, após ser atropelado junto com a mãe. De acordo com a Divisão de Controle e Defesa Animal de São José dos Pinhais, o pequeno primata foi encontrado com um ferimento na cabeça, ainda agarrado ao corpo da mãe, já sem vida. O resgate, inicialmente, foi realizado por uma família moradora do bairro, que acionou a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
O macaquinho, já apelidado como César, foi encaminhado ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) de Curitiba, que realizou o atendimento emergencial, tratou o ferimento e tem cuidado do bugio durante o processo inicial de recuperação. Quando estiver completamente recuperado, ele poderá ser encaminhado conforme os protocolos de reabilitação e bem-estar da fauna silvestre.
“Como ele foi separado precocemente do bando, é provável que não possa ser devolvido à natureza. Mas isso vai depender das avaliações realizadas pela equipe veterinária. Precisará ter condições de se virar sozinho. Por enquanto, ainda está começando a se alimentar de frutas” explicou a diretora do Departamento de Defesa e Bem-estar Animal, Bruna Silva.
As principais ameaças a essa espécie, que enfrenta a fragmentação da Mata Atlântica em áreas urbanas, incluem atropelamentos e choques elétricos. Na região onde foi encontrado, no bairro Vila Iná, há áreas de preservação, mas os primatas costumam buscar alimentos de fácil acesso em áreas mais urbanizadas. Para proteger os animais e evitar acidentes, é possível adotar atitudes como respeitar a velocidade indicada para cada via, denunciar crimes ambientais como queimadas e caça predatória, assim como usar coleiras ou guiar durante passeios com animais de estimação.
O corpo da mãe foi recolhido pela equipe de Zoonoses para realizar a análise de possíveis doenças transmissíveis. A Prefeitura de São José dos Pinhais orienta que, em caso de avistamento de animais silvestres em área urbana, a Secretaria de Meio Ambiente seja acionada pelo telefone (41) 3380-0800.