Programa Amamentar – Pinhais Incentiva completa 1 ano

COM ASSESSORIAS – O Programa Amamentar – Pinhais Incentiva completou 1 ano na última semana. A solenidade de comemoração foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Marcelino Champagnat, localizado no bairro Maria Antonieta. A ação visa o incentivo à amamentação nos Cmeis do município e é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde.
Por meio do programa, um espaço acolhedor para crianças e mães é disponibilizado nos Cmeis que atendem a faixa etária de 0 a 3 anos, para incentivar o aleitamento materno, com salas de apoio à amamentação, formações sobre o tema e ações para sua continuidade. “Quando se fala em aleitamento materno, refere-se ao ato de amamentar e também ao direito da mãe levar o seu leite congelado e armazenado de forma adequada para os Centros Municipais de Educação Infantil”, explica a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Denise Bento da Rosa.
Durante o encontro, Gizleyangela Goese, do Núcleo de Promoção de Educação Alimentar e Nutricional na Educação Infantil da Semed, ministrou uma palestra sobre a importância do aleitamento. Tatiana Gaya e a filha Liz, juntamente com Ketlin e a filha Laís e Tatiana Bornancin com o filho João Pedro, realizaram uma apresentação de dança.
Também presentes no evento em comemoração ao primeiro ano do programa, as secretárias municipais de Educação, Rosangela Batista e de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a diretora da Divisão da Educação Infantil, Patricia Cardoso Garbus; a gerente da Educação Infantil, Nadir Fernandes dos Santos; representantes da Seção Creche, Daniela Negrão e Jessika Monteiro; representando o Cmei Marcelino Champagnat, a diretora Raquel Ildefonso Vieira Ryszka e a mãe de aluno Simone Batista Domingues, bem como diretoras de Cmeis de Pinhais.
Cabe destacar que o programa já foi implementado em oito Cmeis que atendem a idade de 0 a 3 anos: Aprendendo e Crescendo, no bairro Alto Tarumã; Enedina Alves Marques, no bairro Estância Pinhais; Marcelino Champagnat, no bairro Maria Antonieta; Milton Santos, no bairro Jardim Amélia; Tarsila do Amaral, no bairro Vargem Grande; Tatiana Belinky, no bairro Weissópolis; Vinicius de Moraes, no bairro Weissópolis; Vó Charlote, no bairro Atuba. Em breve mais duas unidades passarão a integrar o programa: Cmei Rosi Galvão, no bairro Jardim Karla e Cmei Monteiro Lobato, no bairro Emiliano Perneta.