Grande Curitiba

Fazenda Urbana de Curitiba ensina a fazer horta em casa e cuidados com plantas frutíferas

8 de maio de 2025 às 10:13
(Foto: Hully Paiva/SECOM)

COM ASSESSORIAS – Em maio, a Fazenda Urbana de Curitiba, no bairro Cajuru, abre as portas para quem deseja aprender sobre cultivo sustentável, como fazer uma horta e cuidados com plantas frutíferas. Serão oferecidos três cursos gratuitos ao longo do mês, com um total de 50 vagas disponíveis.

As inscrições devem ser feitas pelo Guia Curitiba, buscando pelo nome do curso desejado na plataforma.

Laranja, limão e mimosa

No dia 14 de maio, das 8h às 12h, será realizado o curso “Aprenda as podas e tratos culturais de Citrus”, com 20 vagas. A formação abordará a identificação das principais espécies de citrus, como laranja, limão e mimosa, além de ensinar técnicas de poda de formação e manutenção, identificação de pragas e doenças, adubação de inverno com uso de insumos orgânicos e minerais. A atividade inclui uma aula teórica com uso de slides, vídeos e exemplares das plantas, além de uma parte prática com demonstrações de poda, adubação e uso de produtos fitossanitários alternativos.

Plantas repelentes

No dia 21 de maio, também das 8h às 12h, será ministrado o curso “A importância das plantas repelentes para as hortas urbanas”, com 15 vagas disponíveis. Os participantes aprenderão sobre o consórcio de culturas, uma técnica que visa melhorar a saúde das plantas e afastar pragas agrícolas por meio da convivência com espécies repelentes. A capacitação contará com uma aula teórica de duas horas e, na sequência, uma hora de aula prática com identificação das espécies e técnicas de reprodução por estaquia.

Horta no quintal

Encerrando a programação, no dia 28 de maio, das 13h30 às 16h30, acontece o curso “Agricultura de Quintal (horta em casa)”, também com 15 vagas. A ação formativa é voltada para quem deseja iniciar ou aprimorar uma horta doméstica, mesmo em pequenos espaços. Serão apresentadas técnicas para escolha do local, preparo dos canteiros, plantio e uso de ferramentas. Após a parte teórica, haverá uma atividade prática de plantio e um tour pela Fazenda Urbana, onde os participantes poderão conhecer modelos variados de cultivo.

De acordo com o gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. “As vagas são limitadas e caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outro interessado”, salientou Gabriel.

Visitas guiadas

As visitas guiadas à Fazenda Urbana ocorrerão nos dias 7 de maio, das 9h às 10h; 14 de maio, das 14h às 15h; 21 de maio, das 14h às 15h; e 28 de maio, das 9h às 10h. As datas e horários podem sofrer alterações ao longo do mês.

Nestas visitas, um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional vai abordar o ciclo do alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (pancs). Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem.

As turmas têm o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.

Escolas, faculdades e instituições interessadas em visitas específicas devem agendar pelo e-mail [email protected]. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo WhatsApp: (41) 9 9951-0900 ou pelo Guia Curitiba.

É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.