Grande Curitiba

Semana do Brincar em Pinhais valoriza a prática como direito essencial das crianças

Unidades educacionais municipais prepararam uma programação divertida e diferenciada promovendo diversas atividades que tiveram o intuito de integrar crianças, estudantes e também as famílias
10 de junho de 2025 às 10:45
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Semana do Brincar, celebrada anualmente no final de maio, tem por objetivo promover e valorizar a prática como direito essencial das crianças. Em Pinhais, as unidades da Rede Municipal de Ensino prepararam uma programação divertida e diferenciada promovendo diversas atividades que tiveram o intuito de integrar crianças, estudantes e também as famílias.

Nas unidades foram disponibilizados espaços brincantes, dia da fantasia, oficinas de modelar com argila, brincadeiras cantadas, circuito motor, esconde-esconde, cantigas de roda, lenço atrás, cabra-cega, entre outras atividades. “Foi uma semana repleta de alegrias e experiências prazerosas para as crianças. Toda criança merece brincar e brincando ela é feliz”, disse a diretora Karla Luvizotto Maia de Freitas Guimarães, do Cmei Milton Santos, localizado no bairro Jardim Amélia.

A diretora Cíntia Mara Cardozo Konopka, do Cmei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no bairro Jardim Cláudia, também compartilhou detalhes de uma atividade especial na qual foram utilizados tecidos. “Brincar com esses materiais oferece inúmeras oportunidades de desenvolvimento para crianças, desde a exploração de texturas e cores até a imaginação e a expressão criativa. Nessa atividade, foi apresentado às crianças um grande espaço de tecido de cor atrativa para que, a partir disso, criassem novas formas e propostas de brincar. Foi muito bacana ver quantas possibilidades foram criadas e o quanto elas se divertiram”, ressaltou.

“Durante o momento de saída, organizamos todos os dias uma programação de brincadeiras interativas entre a comunidade e isso permitiu uma socialização e interação entre as famílias. Houve um resgate do brincar por parte dos pais, avós e demais familiares que ali estavam. Foi gratificante ver o envolvimento da comunidade em todos os dias da programação”, completou Cíntia.

A Semana do Brincar no município também está prevista na Lei nº 1.959, de 13 de abril de 2018, e tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de todas as idades, culturas, condições físicas e mentais, fomentando a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados.

No Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, também houve uma ação conjunta com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) realizada no Ginásio Tancredo de Almeida Neves. A data celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito estabelecido.