Grande Curitiba

Araucária inaugura Ambulatório de Endometriose para ampliar diagnóstico e tratamento da doença

Novo serviço funciona no prédio do antigo NIS e oferece acompanhamento e tratamento especializado para mulheres com suspeita ou confirmação da doença
1 de agosto de 2025 às 17:58
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), implantou um Ambulatório de Endometriose no município. O novo serviço começou a funcionar neste mês de agosto no complexo do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Amur Ferreira (onde era o antigo Núcleo Integrado de Saúde – NIS). O objetivo é oferecer diagnóstico, acompanhamento e tratamento especializado para mulheres com suspeita ou confirmação da doença.

O ambulatório foi criado para centralizar os atendimentos relacionados à endometriose, garantindo maior agilidade no diagnóstico e mais conforto às pacientes. O serviço será responsável por todo o acompanhamento, desde a avaliação inicial até o tratamento e os encaminhamentos necessários, quando for o caso.

Os agendamentos devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após avaliação pela equipe de enfermagem ou médica. Caso sejam identificados sintomas compatíveis com a endometriose, a paciente será encaminhada ao ambulatório especializado.

Entre os recursos disponíveis para apoiar o diagnóstico está o exame de Ultrassonografia para Mapeamento de Endometriose, que poderá ser realizado no Hospital Municipal de Araucária. Casos que exigirem cirurgia também poderão ser atendidos na rede municipal.

A coordenadora da Linha de Cuidado da Saúde da Mulher, Maraisa Manorov, destaca que os atendimentos do ambulatório iniciaram atendendo mulheres que estavam na fila de espera desde 2022.

A endometriose é uma condição inflamatória crônica, que atinge mulheres em idade reprodutiva e pode causar dores intensas, dificuldade para engravidar e outros impactos importantes na saúde e qualidade de vida. A detecção precoce é fundamental para reduzir o sofrimento e melhorar os resultados do tratamento.

Com o novo ambulatório, a SMSA reforça a importância da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada para um cuidado integral e contínuo, priorizando o bem-estar das mulheres do município.