Grande Curitiba

Mesa Diretora da CMC visita TCE-PR para fortalecer parcerias institucionais

Vereadores conversam com presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Zschoerper Linhares, para estreitar laços de trabalho entre as instituições
12 de agosto de 2025 às 10:26
(Fotos: Carlos Costa/CMC)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma visita ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na última quinta (7), com o objetivo de estreitar laços e alinhar estratégias de trabalho entre as instituições. O encontro, que contou com a participação de vereadores e do presidente do TCE-PR, Ivens Zschoerper Linhares, abordou temas como transparência, eficiência na gestão pública e os desafios que impactam as políticas públicas.

Durante a reunião, o presidente do TCE-PR, Ivens Linhares, destacou a importância de fortalecer a confiança entre o Tribunal e os poderes municipais no Paraná. “Estamos dispostos a aumentar o laço de confiança entre o TCE e os municípios. O Tribunal não está aqui apenas para punir, mas também para prestar orientação técnica específica que somente o TCE consegue fazer”, afirmou. Linhares também ressaltou a necessidade de estabelecer métricas que permitam avaliar os benefícios das políticas públicas para a sociedade e anunciou uma novidade: “Queremos incorporar análises de riscos climáticos nas análises de parecer prévio de 2025.”

Agenda da CMC em 2025

O presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (PSD), enfatizou como a parceria com o TCE-PR tem contribuído para o aprimoramento da análise e execução orçamentária em Curitiba. “Com os ajustes na relação da Câmara com o TCE-PR, nós vereadores conseguimos analisar um orçamento próximo da realidade, em harmonia com a Prefeitura”, destacou. Kuzma também mencionou ações importantes da Câmara de Curitiba em 2025, como a discussão da nova Lei dos Transportes, a renovação dos contratos de concessão do transporte público, a revisão do Plano Diretor no biênio 2025-2026 e iniciativas de aproximação com a comunidade, como o programa Câmara Aberta.

O vereador Serginho do Posto (PSD), presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, reforçou a necessidade de critérios claros para emendas parlamentares. “As emendas parlamentares na CMC precisam atender critérios, atender exigências, não são impositivas”, disse. Já a vereadora Indiara Barbosa, segunda-secretária da CMC, destacou a iniciativa do TCE-PR em enviar de forma atualizada os pareceres das análises das contas do Poder Executivo.

Também estiveram presentes na visita os vereadores Bruno Rossi (Agir), 1º secretário, e Meri Martins (Republicanos), 3ª secretária da CMC. A 4ª secretária da CMC, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), foi representada pela assessora Waleiska Fernandes. A visita reforçou o compromisso da Câmara Municipal de Curitiba com a transparência, a eficiência e a busca por soluções conjuntas para os desafios da cidade e da gestão pública.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba