Grande Curitiba

Ações em menção à Semana de Prevenção e Combate à Esporotricose são realizadas em Pinhais

As atividades são promovidas pela Secretaria de Saúde (Semsa), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica
12 de agosto de 2025 às 18:23
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, diversas ações relacionadas ao enfrentamento e prevenção da esporotricose são promovidas pela Secretaria de Saúde de Pinhais (Semsa), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica. As atividades fazem parte da Semana Municipal de Combate à Esporotricose, instituída pela lei nº 2.663/2022.

Nesta terça-feira (12), a Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Vigilância de Zoonoses, promoveu uma capacitação voltada aos profissionais da Atenção Primária, com foco na esporotricose. “O objetivo foi aprimorar o conhecimento técnico da equipe sobre diagnóstico, manejo clínico e medidas de prevenção da doença, tanto em animais como em humanos, fortalecendo a rede de atenção à saúde e a prevenção de zoonoses no município”, explica a médica-veterinária da Seção de Unidade de Vigilância de Zoonoses, Rovena Engelbert.

Os agentes de combate às endemias também aproveitam a oportunidade para desenvolver atividades de educação em saúde voltadas ao tema. Estão sendo realizadas orientações em clínicas veterinárias, aviários e, de forma geral, junto à população, incluindo ações em salas de espera das unidades de saúde, empresas e residências.

“Até o momento, o município contabiliza 161 casos de esporotricose felina. É importante destacar que a doença possui tratamento, e a medicação é fornecida gratuitamente pelo município, conforme critérios previamente estabelecidos”, destaca a médica-veterinária.

Serviço

Em caso de suspeita de esporotricose em gatos, entre em contato com a Vigilância de Zoonoses pelo telefone (41) 99196-8450. Para suspeita da doença em humanos, procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima.