Grande Curitiba

Profissionais da educação ganham projeto de Desenvolvimento Pessoal

30 de abril de 2021 às 16:23
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Educação lançou, nesta sexta-feira (30/4), o Projeto de Desenvolvimento Pessoal e Cultural, que traz novas oportunidades de formação on-line na área pessoal, como cursos, palestras, oficinas, entre outras possibilidades de desenvolvimento de novas habilidades e competências.

O projeto é uma nova ação dentro do Programa Veredas Formativas, de formação continuada para os profissionais da educação. A apresentação do projeto foi realizada durante uma live transmitida pelo canal da secretaria no YouTube.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância dessa iniciativa dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus, que trouxe muitos desafios tanto nos campos profissionais quanto pessoais.

“Pensamos na integralidade dos profissionais da educação, pois as situações e desafios que enfrentamos hoje são diferentes”, pontuou a secretária.

Além das opções de formações já elencadas – que incluem saúde e equilíbrio, saúde alimentar, além de ampliações culturais – a Secretaria abriu um espaço on-line para que os profissionais possam manifestar o que desejam incluir.

Para participar, clique no banner “Pesquisa Desenvolvimento Pessoal” no site da Secretaria da Educação. A consulta ficará aberta durante 15 dias.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich, explicou que novas opções serão incluídas ao longo do tempo.

“Temos o olhar de procurar sempre novas oportunidades e buscamos saber de nossos professores o que eles gostariam de ter de formação na área pessoal”, disse Estela.

O lançamento também contou com palestra “O ser do professor – a pessoa em foco”, do professor Cloves Amorim, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Entre os depoimentos apresentados no evento estão o da engenheira agrônoma Suzane dos Santos, ex-estudante da Escola Papa João XXIII, sobre a importância que a escola pública teve na sua trajetória. “A robótica me marcou, aprendendo a trabalhar em equipe, a crescer. Tivemos incentivos para alcançarmos grandes posições se a gente quisesse”, disse Suzane.

O Veredas

Desde 2018, quando foi lançado, o Veredas tem impulsionado as ações voltadas ao desenvolvimento profissional na rede municipal de ensino.

O programa permite que cada profissional da rede curitibana de ensino escolha como fazer a formação continuada e foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional.

“Cada um escolhe seu itinerário, suas trilhas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira”, esclareceu Maria Sílvia.

Desde o início do Veredas, já foram ofertadas mais de 260 mil vagas. Com o início da pandemia, em 2020, as formações não na modalidade on-line.