Grande Curitiba

ATENDE.NET: Solicitações relacionadas a trânsito podem ser realizadas sem precisar sair de casa

Cópia de documentos, autorização especial para estacionar, credencial de idoso ou pessoa com necessidade especial (PNE) e fiscalização de trânsito estão entre as solicitações possíveis
2 de junho de 2021 às 17:06
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – Por meio do aplicativo Atende.net, os moradores de Araucária podem solicitar cópia de documentos, autorização especial para estacionar, credencial de idoso ou pessoa com necessidade especial (PNE), fiscalização de trânsito, entre outros serviços. Dessa forma, o interessado vai ao Departamento de Trânsito apenas quando informado que é possível retirar o documento solicitado (quando é o caso).

No tópico “Trânsito” do aplicativo é possível o motorista solicitar, por exemplo, cópia do registro de ocorrência e do auto de infração. Outra solicitação possível é a autorização especial para estacionamento. Ela se enquadra para quando há necessidade, por exemplo, de realizar carga/descarga, veículo de concretagem ou de mudança.

Estacionar sem essa autorização é infração de grave a gravíssima (dependendo do local) e tem previsão de multa. Quando se trata de documento, os prazos de entrega podem variar e pode haver algum custo. A confirmação de que o documento está disponível para retirada será via e-mail informado durante a solicitação.

Idosos e pessoas com necessidades especiais (PNE) têm direito a utilizar as vagas especiais de estacionamento em Araucária. Mas é preciso ter a credencial específica e obrigatoriamente deixá-la visível no painel do veículo. Estacionar sem credencial (mesmo com idoso ou PNE a bordo) é considerada infração gravíssima; passível de multa e até de remoção do veículo. Essas credenciais também podem ser solicitadas via app e o beneficiado vai à Prefeitura (Departamento de Trânsito) apenas para a retirada do documento. Quando a situação envolve saúde ou dificuldade de locomoção, há necessidade de se incluir atestado médico (com até 90 dias de emissão) com CID da doença/problema na solicitação. Mais informações sobre credencial de idoso/PNE ou recurso de multa: tel/Whastsapp (41) 3614-1742.

Outro recurso disponível no app é a solicitação de melhoria de sinalização de trânsito. É sempre importante lembrar da importância de que o morador descreva a localização/trecho a que se refere. Há possibilidade também de solicitar ação de fiscalização do Departamento de Trânsito. Mas se a situação for uma ocorrência naquele momento, é possível solicitar apoio dos agentes de trânsito pelo telefone/WhatsApp: 3614-1500.

*ATENDE.NET –  Download (celular com sistema Android): CLIQUE AQUI

* ATENDE.NET – Download (celular com sistema IOS): CLIQUE AQUI