Grande Curitiba

Operação Inverno abriga moradores de rua nos dias mais frios em Araucária

Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Segurança Pública são as principais envolvidas no projeto
11 de junho de 2021 às 15:43
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária já está se preparando para a Operação Inverno deste ano, a qual providencia um local para acolhimento provisório para pessoas em situação de rua possam passar a noite nos dias mais frios do ano. Devem estar envolvidas principalmente na ação a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), de Saúde (SMSA) e Guarda Municipal. Assim como em anos anteriores, a SMAS planeja oferecer uma média entre 20 a 25 atendimentos diários provendo kits de higiene, jantar, abrigo e café da manhã aos beneficiários.

Com previsão para início agora em junho, a operação inverno objetiva oferecer acolhimento provisório/noturno para pessoas em situação de rua. O acesso ao serviço deverá ser via Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), abordagem social ou por procura espontânea do público-alvo do serviço. Em decorrência de todos os cuidados sanitários necessários, devido à Covid 19, planeja-se usar o auditório do Centro de Convivência do Idoso, oferecendo ao público e aos trabalhadores condições de segurança e higiene necessários para o desenvolvimento dos trabalhos.

Em 2020 a operação inverno prestou 2702 atendimentos para 179 pessoas ao longo dos 4 meses que o serviço esteve ativo. Na acolhida da Albergagem, essas pessoas passam por uma avaliação de saúde, sendo uma oportunidade de conhecer melhor cada um deles (a grande maioria é homem) e de verificar que tipo de ação pode ser realizada para atender a outras demandas que surjam (como o retorno de vínculos familiares). Os que não aceitarem a oferta de acolhimento noturno durante este período podem receber um kit de higiene básica e cobertor.

No período comercial é possível indicar pessoas para serem beneficiadas pela Operação Inverno pelo telefone (41) 3901-5224 (CREAS) – Endereço: Avenida Brasil, 298. A partir das 18 horas, o contato é o (41) 3905-6061 (Casa da Cidadania).