Grande Curitiba

Zeladoria torna a vida melhor na Regional Pinheirinho

14 de junho de 2021 às 16:19
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O trabalho constante da Zeladoria Urbana em toda cidade também faz a diferença para os moradores da Regional Pinheirinho, formada pelos bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho.

Na Rua Fátima Bark, no bairro Capão Raso, esquina com a Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as equipes fizeram o trabalho de microdrenagem, implantação de galeria de águas pluviais e meio-fio.

Em toda a região, a Prefeitura realizou trabalhos de microdrenagem em 4.739 metros no período de janeiro a maio deste ano, com o objetivo de prevenir alagamentos em períodos chuvosos.

Os dados são da Secretaria do Governo Municipal, que gerencia o programa Zeladoria Urbana. Com equipes próprias ou contratadas, o programa preserva a estrutura da cidade e a deixa em melhores condições de uso, trazendo mais qualidade e segurança à população.

Tapa-buraco

No bairro Novo Mundo, a Prefeitura fez o trabalho de reconstituição do pavimento na Rua Lizímaco Serapião, com a retirada do material deteriorado e aplicação de asfalto novo. O trabalho foi realizado numa extensão de 100 metros deixando a via em boas condições de tráfego.

A recuperação da malha viária na regional acontece também nos demais bairros. Só este ano, as intervenções foram realizadas numa extensão de 112,8 metros, trazendo mais segurança para motoristas e usuários do transporte coletivo.

Limpeza e pintura de trincheira

Outro trabalho de destaque da zeladoria na região foi a limpeza e pintura da trincheira na Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza, no bairro Capão Raso.

As equipes removeram pichações e o acúmulo de sujeira do local e o resultado é mais beleza para a paisagem urbana desta região cidade. Após a pintura, foi aplicada uma resina antipichação para preservar o local em boas condições.

Troca de juntas de dilatação

A Prefeitura também fez a troca das juntas de dilatação do pavimento de concreto da Avenida Santa Bernadete no cruzamento com a Avenida Presidente Wenceslau Braz e na Linha Verde Sul.

Com o tempo as juntas se desgastam e se não tiver material que amorteça a dilatação, as placas vão encostar umas nas outras e o pavimento pode quebrar ou subir, provocando um desnível na rua, que pode causar acidentes. As intervenções estão sendo feitas numa extensão de 7km na Linha Verde Sul e outros 4km na Avenida Santa Bernadete.

Roçada e limpeza

Além disso, a Prefeitura não descuidou de cortar o mato de ruas, parques e praças, mantendo as áreas públicas da região mais limpas e seguras para os moradores. De janeiro a maio deste ano, as roçadas foram realizadas em 555.162 metros nos espaços da região.