Pós-graduação em restauro tem parceria com escola e professores franceses
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em parceria com a École de Chaillot, de Paris, promovem o primeiro curso de especialização pelo convênio firmado entre as três instituições. O curso Patrimônio, Arquitetura e Cultura está com inscrições abertas e oferece um programa diversificado de aulas práticas e teóricas, com professores convidados de importantes centros internacionais de pesquisa na área de conservação e restauro.
O curso é voltado a arquitetos, engenheiros, historiadores, gestores públicos e demais profissionais interessados em restauro do patrimônio edificado. Tem 500 horas de duração, com aulas realizadas durante 18 meses, quinzenalmente, nas modalidades presencial e on-line, com diplomação pela UTFPR.
As aulas com professores estrangeiros contarão com tradução simultânea. As atividades terão início em 6 de agosto. As inscrições e mais informações sobre o curso estão disponíveis no site arquivoarquitetura.com.
“A ideia é oferecer o que há de melhor em termos de formação especializada nessa área, com atividades diversificadas, que incluem viagens culturais e aulas práticas, entrelaçando técnicas, arte e muita cultura”, adianta da coordenadora do curso, a professora Giceli Portela. Segundo ela, a cidade também será o laboratório de práticas e pesquisas.
Escola de Patrimônio
Um dos espaços utilizados e principal ponto de apoio ao curso será a Escola de Patrimônio – Centro de Pesquisa em Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, que também é fruto do acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura, a FCC e a UTFPR. O espaço, localizado na Praça Garibaldi, foi inaugurado em agosto do ano passado, para desenvolver ações de preservação do patrimônio cultural, cursos de formação e capacitação técnica na área de restauro, e atividades de educação patrimonial.
Na ocasião da assinatura do convênio, o prefeito Rafael Greca comentou sobre os benefícios da iniciativa, que agora se concretizam também neste curso. “O convênio vai trazer à nossa cidade a expertise da famosa École de Chaillot, sediada em Paris desde 1889, responsável pelo restauro da Catedral de Notre-Dame. Esse é o mais importante centro de estudos arquitetônicos do mundo, que vai fornecer conhecimento para se levar adiante programas como o Rosto da Cidade, que está preservando imóveis do centro histórico, túmulos e monumentos das praças de Curitiba”, afirmou o prefeito.
Para a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a Escola de Patrimônio de Curitiba, por meio das parcerias, consolida a cidade como centro de referência em patrimônio cultural.
Para o Coordenador da Escola de Patrimônio, Marcelo Sutil, o curso é um grande aliado na consolidação da Escola de Patrimônio e da parceria com a universidade, iniciada com a participação dos alunos de arquitetura no programa Rosto da Cidade.
Disciplinas e professores
O curso de especialização proposto pela UTFPR em parceria com a PMC, por meio da FCC, segue os moldes da École de Chaillot, em Paris, e conta com diversas disciplinas ministradas pela instituição. O curso terá disciplinas no campo da teoria e crítica, história, tecnologia e materiais, além de ateliês de prática, seminários e viagens de estudos.
O corpo docente é dos mais qualificados, contando com professores da École de Chaillot, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), da Universidade La Sapienza (Itália), de outras universidades brasileiras, bem como de universidades de Curitiba. São profissionais dedicados à prática da restauração e nomes que se destacam em instituições europeias conveniadas com a UTFPR.
Professores convidados
• Camille Brêtas – École de Chaillot
• Charlotte Hubert – École de Chaillot
• Claudio Varagnoli – Sapienza Università di Roma
• Florence Babics – École de Chaillot
• Hugo Segawa – USP
• Jeferson Navolar – CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo)
• Key Imaguire Jr – UFPR
• Mouna Mhammedi – ENA Marrocos (École Nationale d’Architecture)
• Natacha Pakker – École de Chaillot
• Olivier Poisson – École de Chaillot
• Pierre Bortolussi – École de Chaillot
• Renato Gama Rosa – DOCOMOMO (Comitê Internacional para Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Unidades de Vizinhanças do Movimento Moderno)
• Ricardo Triães – Instituto Politécnico de Tomar
• Richard Duplat – École de Chaillot
• Rui Póvoas – Universidade do Porto
• Simona Salvo – Sapienza Università di Roma
• Stéphane Berhault – École de Chaillot
• Washington Takeudhi – engenheiro e fotógrafo
Serviço: Curso de Especialização Patrimônio, Arquitetura e Cultura
Informações e inscrições: www.arquivoarquitetura.com