Grande Curitiba

Curitiba “verde” é destaque em exposição nos Estados Unidos

23 de julho de 2021 às 18:51
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – “Por que Curitiba é reconhecida como uma das cidades mais verdes do mundo?” A pergunta, impressa em um painel com fotos da Fazenda Urbana do Cajuru, das 100 hortas comunitárias da cidade e do Jardim Botânico, convida visitantes de exposição aberta este mês, nos Estados Unidos, a conhecerem iniciativas curitibanas planejadas com respeito ao meio ambiente, economicamente viáveis e socialmente justas.

A mostra Cidades Irmãs: Locais de Horticultura, Eventos e Desenvolvimentos é promovida pela cidade-irmã Columbus, capital do estado norte-americano de Ohio, e vai até 31 de outubro no Conservatório do Parque Franklin.

Além de Curitiba, outras nove cidades-irmãs de Columbus são homenageadas por ações sustentáveis: Accra (Gana), Ahmedabad (Índia), Dresden (Alemanha), Genoa (Itália), Hefei (China), Herzliya (Israel), Odense (Dinamarca), Sevilha (Espanha) e Tainan (Taiwan).

“A agricultura urbana é uma das prioridades da gestão do prefeito Rafael Greca na área de segurança alimentar e as 100 hortas urbanas com apoio do município beneficiam 17,9 mil pessoas, entre produtores, familiares e comunidade, que têm acesso a uma alimentação mais saudável”, salienta Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Já a Fazenda Urbana de Curitiba, inaugurada em 2020, é um inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. “No local, crianças, jovens e adultos têm a experiência vivencial das principais etapas do ciclo alimentar, desde o plantio da mudinha ao preparo do alimento para o consumo consciente e sustentável”, conta Gusi.

Cartão-postal

Espaço verde mais visitado de Curitiba, o Jardim Botânico também é destaque na exposição norte-americana sobre ações de sustentabilidade das cidades-irmãs de Columbus. A famosa estufa e o jardim francês são citados como atrações imperdíveis do espaço administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Este mês, o Jardim Botânico também ganhou um charmoso café do Senac/PR na Galeria das Quatro Estações.

A participação de Curitiba na mostra “Cidades Irmãs: Locais de Horticultura, Eventos e Desenvolvimentos” teve apoio da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura.