Grande Curitiba

Educação Municipal investe em material “Desafios Sensoriais”

Estudantes da Rede Municipal de Ensino, principalmente da Educação Especial, recebem novo material pedagógico em forma de jogo que fortalece o aprendizado através das áreas sensoriais do corpo humano
5 de outubro de 2021 às 17:22
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Educação de Campo Largo e a equipe de Educação Especial do município adquiriram material sensorial que será entregue às instituições de ensino municipais.

A aquisição contemplou um jogo “Desafios Sensoriais” que envolve todos os sentidos humanos para a sua realização, sendo eles: visão, tato, olfato, paladar e audição.

O novo material em forma de jogo permite estimular a imaginação dos estudantes, desenvolver suas habilidades, interagir com o entorno e canalizar a frustração. O “Desafios Sensoriais” ainda ajuda a desenvolver os sentidos e aperfeiçoar as habilidades como reconhecimento de forma, tamanho e cor, contribuindo com o equilíbrio, ritmo e com a interação coletiva.

MAIS BENEFÍCIOS – Dentre as aprendizagens, a prática com o jogo traz estimulação da ludicidade envolvendo o estudante no mundo da diversão, possibilitando, assim, a estimulação de diferentes sentidos.

O aprendizado é qualificado com investimentos em materiais diferenciados como este jogo, que é direcionado especialmente aos estudantes da Educação Especial que conseguem aprender melhor quando as informações são atingidas por mais de um sentido, ao mesmo tempo.

A equipe pedagógica da modalidade Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação, explica que as atividades sensoriais são de grande importância pois ajudam no desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos alunos. A equipe ainda destaca que as atividades sensoriais possibilitam que os estudantes conheçam o mundo ao seu redor a partir de novas texturas, cores, cheiros e sabores.

A secretária de Educação do município, Dorotéa Stoco, ressalta que “a aquisição pedagógica, bem como todo investimento em materiais diferenciados, vêm fortalecer ainda mais a aprendizagem dos estudantes da Educação Especial, das escolas municipais de nossa cidade.”