Grande Curitiba

Servidores municipais participam de capacitação sobre Previdência

O curso ocorreu por meio de aulas expositivas dialogadas, debates sobre situações concretas apresentadas pelos participantes e exercícios instantâneos
25 de outubro de 2021 às 16:34
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de promover atualização profissional com conteúdo de qualidade, equalizar o conhecimento técnico e fomentar um debate mais qualificado sobre previdência no serviço público municipal, a Prefeitura de Araucária, por meio da parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), promoveu o “Curso de Capacitação em Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS – com Suporte na Contabilidade”, a um grupo de servidores municipais.

A capacitação ocorreu ao longo de dois dias, em 20 e 21 de outubro, nas dependências da empresa A1 Engenharia, por meio de aulas expositivas dialogadas, debates sobre situações concretas apresentadas pelos participantes e exercícios instantâneos. Entre os participantes do curso estão servidores concursados que compõem o grupo de trabalho da Prefeitura para tratar sobre previdência.

A formação faz parte das ações de Educação Previdenciária e Financeira contratadas junto à FIA e foi coordenada por Otoni Gonçalves Guimarães. Auditor fiscal aposentado da Receita Federal do Brasil, Otoni tem ampla experiência no tema. Trabalhou, por dez anos, como coordenador de Fiscalização, coordenador geral de Auditoria Atuária, Contabilidade e Investimentos e foi diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público na Secretaria de Políticas de Previdência Social, do antigo Ministério da Previdência Social, atual Ministério do Trabalho e Previdência. O especialista também é autor de livros sobre contabilidade no Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

Na programação de temas abordados com os servidores municipais de Araucária estiveram os Fundamentos Constitucionais e legais da Previdência Social; Governança e Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), Utilização dos Recursos Previdenciários, Estrutura e funcionamento do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP e o PCASP/RPPS) e o PASEP.

Para o servidor Rodrigo Lima, do Núcleo Administrativo Financeiro (NAF) da Procuradoria Geral do Município (PGM), o curso, além de ampliar o conhecimento sobre a previdência local, também aumentou o seu interesse em saber mais sobre como funciona a gestão do Fundo de Previdência dos servidores municipais. “Foi algo novo. Não tinha ideia de como o município repassava o recurso e como o Fundo [de Previdência] trabalha com esse recurso. Às vezes não damos tanta importância, mas é o nosso futuro”, explicou Rodrigo, que é servidor concursado na Prefeitura há quase 10 anos.