Mesas interativas são instaladas nas escolas municipais

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou nas instituições de ensino mesas digitais como forma de promover a inclusão digital das crianças e democratizar o conhecimento a favor da Educação.
O objetivo da nova estrutura é unir aprendizado e diversão através de recursos pedagógicos que envolvam todos os campos do desenvolvimento da criança. O ensino é transmitido de forma dinâmica e focado na importância da ludopedagogia, sem deixar de lado as diretrizes dos currículos convencionais das escolas e CMEI’s.
A plataforma interativa e multidisciplinar é voltada especialmente para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras dos educandos. É utilizada por meio dos jogos e aplicativos lúdicos que facilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da memorização, da atenção, da criatividade, da resolução de problemas, das linguagens de expressão e da coordenação motora fina.
A secretária de Educação do município, Dorotéa Stoco, destaca que a Educação Municipal atua com a conexão de conhecimentos através da tecnologia e inovação – “em um mundo cada vez mais globalizado, o uso de novas plataformas e materiais em sala de aula tem desafiado as escolas a inserir seus alunos no meio tecnológico, quer seja através de computadores, televisão ou tablet”, ressalta a secretária.
A mesa digital ainda se apresenta como um investimento capaz de atender às diferenças individuais, envolvendo os alunos e transformando a sala de aula em um ambiente prazeroso de aprendizado, no qual todos têm a oportunidade de trabalhar a cooperação, o respeito e a convivência em grupo.
NÚMEROS – Entre os anos de 2019, 2020 e 2021, a Secretaria de Educação de Campo Largo adquiriu 149 mesas interativas distribuídas em todas as instituições de ensino. A empresa vencedora da licitação realizou uma Formação com as pedagogas de todos os estabelecimentos de ensino do município entre 18 a 21 de outubro deste ano, com o objetivo de orientar quanto à utilização da mesa eàs possibilidades pedagógicas para as diferentes faixas etárias dos estudantes.
A secretária observa que o grande investimento traz oportunidades lúdicas com aprendizagem significativa e assegura o acesso responsável às tecnologias educacionais aos alunos campo-larguenses.