Grande Curitiba

Teatro da Praça chega aos 31 anos como importante palco da cultura em Araucária

Nesse palco, araucarienses brilharam ao longo das últimas três décadas. Nele, o público também pode conferir apresentações de sucesso em outros palcos do país
16 de novembro de 2021 às 11:34
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Seja com apresentações musicais, teatro, cursos gratuitos ou outras atividades culturais, o Teatro da Praça de Araucária, que celebra seus 31 anos nesta terça (16), faz parte da memória e da formação cultural de várias gerações. Nesse palco, araucarienses brilharam ao longo das últimas três décadas. Nele, o público também pode conferir apresentações de sucesso em outros palcos do país. O imóvel é um espaço de interesse do município em sua preservação histórica.

O Teatro da Praça tem a preocupação de levar a arte do teatro para comunidade e para a comunidade escolar, sempre com o compromisso de levar a inspiração e reflexão por meio das diversas histórias interpretadas que já passaram e ainda vão passar por este espaço. Nesse ano completaremos 31 anos de muita arte e continuaremos sempre com muito entusiasmo fruindo arte nesse espaço. Todos os anos temos inscrições para os nossos cursos gratuitos para a comunidade”, explicou o diretor superintende do Teatro, Deodato Araújo.

A relação do teatro com a comunidade começa em 16 de novembro de 1990, quando o local abriu as portas e os moradores acompanharam o espetáculo “Pelo verde que nos resta”, com direção de Fátima Ortiz e elenco constituído por artistas locais. O nome “Teatro da Praça” foi definido a partir de uma votação que ocorreu nas escolas municipais para a escolha do nome.

Localizado na Praça do Seminário, no Centro da cidade, o prédio do teatro chama a atenção por ser todo em madeira, com área de quase 500 metros quadrados. Sua origem está vinculada ao “Projeto Teatro Barracão”, do Centro Cultural Teatro Guaíra, realizado e executado pela Prefeitura. Trata-se de um dos quatro exemplares construídos no Paraná na parceria dos municípios com o Centro Cultural Teatro Guaíra. O auditório do Teatro da Praça tem capacidade para 200 pessoas e o palco conta com 11 metros de boca de cena e cinco metros de profundidade.

O Teatro da Praça retomou os cursos presenciais de teatro para a comunidade (juvenil e adulto) em 04 de outubro, bem como seus projetos internos. Os cursos gratuitos têm inscrição aberto no início de cada ano. A expectativa é que os eventos com público possam retornar no local no ano que vem continuando a sua história de promoção da cultura e valorizando talentos. O Teatro da Praça fica à rua São Vicente de Paulo, nº 1091, Centro. Mais informações: (41)3901-5213.

HISTÓRIA – As imagens históricas nesta notícia fazem parte do acervo do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres que, assim como o Teatro da Praça, está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Uma das atribuições do Arquivo é servir como centro de pesquisa e fonte de produção científica e pedagógica. Assim, o acervo está à disposição para consulta da comunidade. Mais informações: (41) 3614-5400.