Grande Curitiba

Colégio Estadual Ottília Homero da Silva promove ação alusiva Dia da Consciência Negra

Alunos participaram de diferentes trabalhos sobre o tema, colégio produziu documentários e uma caricatura da Professora Ottília foi desenhada no local
19 de novembro de 2021 às 17:25
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra que será celebrado neste próximo sábado (20), o Colégio Estadual Ottília Homero da Silva realizou a Semana da Consciência Negra: orgulho da nossa História.

Durante esta semana, os alunos do estabelecimento de ensino, localizado no bairro Jardim Amélia, participaram de atividades relacionadas ao tema. Os trabalhos foram coordenados pelo professor de história Paulo Renato Araujo Dias. Em um deles foi tratado da questão da evasão escolar, onde os estudantes fizeram um trabalho de pesquisa e reflexão sobre a redução de negros nas escolas públicas.

As atividades aconteceram nos últimos dias, só que os trabalhos já estavam ocorrendo desde o mês de julho com a produção de dois documentários que abordam o colégio. Os vídeos estão publicados no YouTube, no canal TV Camélia: “Ottília Múltiplos Olhares” que retrata a escola e o “Ottília em busca do passado” que aborda a professora. Além dos vídeos que fazem este resgate histórico, a instituição teve a iniciativa de fazer uma caricatura de Ottília. O desenho foi realizado pelo artista e professor do colégio, Thomas Toth. Segundo os organizadores da ação, Ottília é a primeira e única professora negra que dá nome a uma escola da rede pública do Paraná, que possui mais de dois mil estabelecimentos de ensino.

O dia mais marcante da semana foi na última quarta-feira, quando a unidade recebeu a visita dos filhos da Professora Ottília que falaram com os alunos sobre a mãe e contaram a história da educadora. O encontro aconteceu na quadra esportiva reunindo alunos e funcionários.

O coordenador Paulo Renato agradeceu a todos pela participação e destacou o valor desta iniciativa. “Quero agradecer a direção que nos apoiou, e também, aos demais colegas e alunos que colaboraram. A professora Ottília, embora não a tenha conhecido, ela pauta a minha vida acadêmica e profissional. Então, nós não medimos esforços para divulgar essa professora para a comunidade para que conheçam a história dela. Além de avaliar positivamente as atividades, temos um sentimento de orgulho por trabalharmos nesta escola”, ressaltou ele.