Grande Curitiba

Curitiba reúne secretários da Educação de sete capitais e mostra inovação na prática

4 de maio de 2022 às 16:58
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba é a anfitriã, nesta quarta-feira (4/5), de uma reunião de trabalho para sete gestores da Educação, que debatem inovação, cidades educadoras, projetos pedagógicos, educação integral, sistemas de matrículas, robótica educacional. Também participa uma equipe da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).

O grupo foi recepcionado pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila. Eles conheceram os Faróis do Saber e Inovação, os Faróis Móveis, ateliês Mãos na Massa nas escolas municipais, projetos de robótica e esportivos. Também conheceram o Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, onde o prefeito os guiou pelas obras do escultor João Turin ao lado de estudantes Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300. As crianças participavam de uma aula de campo do programa Linhas do Conhecimento no local.

“A presença dos secretários e das crianças neste lugar que simboliza a alma de Curitiba representa nossa crença no futuro promissor da educação”, disse Greca.

A agenda dos gestores municipais envolve compartilhamento de experiências e debates sobre a educação neste período após o isolamento social gerado pela pandemia da covid-19.

“Esta articulação iniciada com os demais secretários, no início do ano, é para que possamos fazer análises e compartilharmos experiências que possam ajudar a todos”, explicou Maria Sílvia.

Desde janeiro, esta é a terceira reunião entre os secretários das capitais. As primeiras abordaram o retorno às aulas presenciais após a pandemia. As duas primeiras foram em São Paulo e Rio de Janeiro.

A secretária executiva do Recife, Lígia Stocche, contou que tem interesse em se aprofundar no sistema de matrículas da rede municipal de ensino.

“O exemplo de Curitiba pode nos ajudar. Pretendemos dar prosseguimento a estas conversas e toda troca é muito rica”, disse Lígia.

Na Escola Municipal Omar Sabbag (Cajuru), o grupo conheceu o projeto de robótica e o ateliê Mãos na Massa. “Nossos estudantes fizeram sacolas ecológicas, entre outros projetos sustentáveis”, relatou a diretora Roseli Percegona.

“É muito proveitoso trocar nossas dores e desafios e Curitiba nos surpreende com projetos altamente interessantes, como os Faróis Móveis”, pontuou Fernando Padilha Novaes, de São Paulo.

Presenças

Participam o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, e os gestores da Educação Sônia Maria Oliveira da Rosa (Porto Alegre/RS), Mauricio Fernandes Pereira (Florianópolis/SC), Antoine Lousão (Rio de Janeiro/RJ), Lígia Stocche (Recife/PE), Fernando Padilha Novaes (São Paulo/SP) e Cleuzenir dos Santos (Palmas/TO).