Grande Curitiba

Curso de Panificação oferecido gratuitamente pela Prefeitura é referência para outros municípios

Nesta semana, os gestores de Araucária receberam a visita da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba
31 de agosto de 2022 às 15:42
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – O curso da Panificação Escola, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), é hoje referência para outros municípios. A exemplo disso, nesta semana os gestores de Araucária receberam a visita da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura do local e entender o funcionamento do curso.

Em Araucária, a Panificadora Escola é uma estrutura que já conta mais de 15 anos e atualmente acontece no Complexo do Pequim. O curso oferecido capacita mão de obra para o mercado de trabalho e incentiva o empreendedorismo por meio da produção de alimentos.

Os alunos são indicados pelos CRAS e cada curso atende 20 pessoas, sendo 10 por turno. A duração é de 100 horas/aula e nesse período os participantes aprendem sobre a parte básica da panificação e da confeitaria, além de gestão de negócios (cálculo de custos de preparação) e boas práticas de alimentação. Na prática, eles fazem docinhos (brigadeiro, beijinho, camafeu e outros), salgados (coxinha, esfirra, empadão, quiches) e pães (fatiado, integral, croissant, francês).

A estrutura básica da Panificadora Escola de Araucária contém fornos elétricos (com vapor e turbo), forno de lastro, bancadas de inox, divisoras, balanças, masseiras, batedeiras industriais e outros itens para capacitar adequadamente os alunos para o mercado de trabalho. A parte prática do curso é ministrada pela professora de gastronomia e panificação Margareth Furmann e a teórica de boas práticas pela nutricionista Rosicler Coutinho.

É importante lembrar que durante as aulas os alunos experimentam os alimentos produzidos e o restante é encaminhado a Casas de Acolhimento, Casa da Cidadania e demais serviços da SMAS.