Primeiras casas do programa Residência Cidadã serão entregues nas próximas semanas
COM ASSESSORIAS – As primeiras casas do programa Residência Cidadã serão entregues nas próximas semanas às famílias beneficiadas. As obras estão em fase final e tão logo as casas sejam finalizadas, os moradores já poderão realizar a mudança.
O programa foi instituído por Lei e fornece casas populares, com boa estrutura, para famílias com crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. As famílias beneficiadas passam por uma avaliação criteriosa dos CRAS e então inicia-se um trabalho técnico social por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o qual se estenderá por 18 meses após a mudança para as novas residências.
A Prefeitura faz um termo de cessão de uso dessas casas por 20 anos. Durante o período, uma Comissão de Fiscalização fará averiguações junto às famílias nos imóveis. Decorrido este prazo, e se tudo correr dentro do esperado neste período, a cessão de uso é convertida em doação.
Nas próximas semanas serão entregues 10 casas em um condomínio que está sendo finalizado no bairro Campina da Barra, próximo à Escola Municipal Professora Maria Saliba Torres. Cada imóvel possui cerca de 45m² e pode comportar famílias de até 6 pessoas.
Além deste espaço, outros estão em construção na cidade, sendo um no bairro Costeira, um no Industrial e outro no Fazenda Velha. Ao todo, serão mais de 120 casas.
O Residência Cidadã possui um público e recursos bastante específicos. Sendo assim, o programa não tem relação com a lista de famílias cadastradas para programas habitacionais da Cohab Araucária.