Semana do Artista Especial começou nesta terça (06)

COM ASSESSORIAS – Começou nesta terça-feira (06), a Semana do Artista Especial de Campo Largo, realizada pelas escolas municipais da modalidade especial e regular.
Durante três dias, ficarão expostos na Casa da Cultura os trabalhos dos mais de 200 estudantes do ensino especial. São pinturas, desenhos, esculturas e trabalhos feitos nos mais diversos materiais pelos estudantes com deficiência atendidos pela rede de ensino municipal.
Na abertura da Semana do Artista Especial, realizada na manhã desta terça-feira, o teatro da Casa da Cultura foi palco de diversas apresentações artísticas dos estudantes. Teve canto, dança, teatro e muita criatividade.
“Trabalhar com arte faz parte do projeto educacional do município e valorizar a diversidade também”, disse a secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco.
O objetivo da Semana do Artista Especial é valorizar as práticas pedagógicas dos estudantes com deficiência, dando a eles a possibilidade de crescerem na aprendizagem escolar. O ponto de partida não é a deficiência, mas sim, as suas habilidades.
O prefeito Maurício Rivabem prestigiou a abertura da Semana e destacou a importância do trabalho das professoras da Educação Especial. “Minha mãe também foi professora desta modalidade de ensino e me lembro muito bem do esforço e dedicação que, assim como vocês, ela tinha para promover a educação e inclusão dos estudantes”, disse o prefeito.
Além do prefeito, estavam na plateia o secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Luiz Gustavo Torres, o diretor-geral da secretaria de Educação, Bruno Cézar da Cruz e aproximadamente 38 diretoras e professoras da Educação Especial.
Inclusão – Campo Largo tem atualmente 261 estudantes com deficiência na rede municipal. São 2 escolas na modalidade de Educação Especial: Escola Municipal Professora Neuza Lúcia J. Barbosa e Escola Municipal do Campo Professora Doraci Rodrigues Machado, além da Escola Campo Largo, a ERCE, que tem parceria com o município. Juntas, elas atendem 198 estudantes. Outras 34 escolas regulares também atendem estudantes com deficiência.
Além das escolas especializadas, participaram da abertura da Semana do Artista Especial o Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae) Professora Lindamir Ribeiro, o Cemae de Três Córregos, as salas de recursos multifuncionais e classes especiais das escolas regulares.
Dez anos – A Secretaria Municipal de Campo Largo celebra em 2022 os 10 anos da Escola Municipal do Campo Professora Doraci Rodrigues Machado – modalidade Educação Especial. Situada no distrito de Três Córregos, a aproximadamente 40 quilômetros do centro de Campo Largo, a escola foi criada em novembro de 2011 e passou a funcionar em fevereiro de 2012. A instituição atende hoje 35 estudantes com deficiência intelectual, síndrome de Down, deficiência física e múltiplas deficiências.
Um novo espaço próximo à sede atual, mais moderno, está em construção desde janeiro deste ano. Na escola, os estudantes são alfabetizados e realizam atividades que visam a autonomia de cada um. Além disso, eles participam de oficinas de jardinagem, artesanato, artes e aulas de educação física.
Serviço:
Semana do Artista Especial
Exposição dos Trabalhos: 06, 07 e 08 de dezembro.
Local: Casa da Cultura – Avenida do Centenário, 2011 – Centro.
Horário: das 8:30 às 11:00 e das 13:30 às 16:30.