Crianças da Regional Matriz brincam e aprendem na festa de aniversário de Curitiba

COM ASSESSORIAS – A festa dos 330 anos da cidade, com encenação do Auto de Fundação produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), chegou à Regional Matriz nesta segunda-feira (13/3). A comemoração foi feita na quadra de esportes da Praça Osvaldo Cruz, com a participação do prefeito Rafael Greca.
Cerca de 500 estudantes das escolas municipais Dom Manuel da Silveira d’Élboux, Mirazinha Braga, Batel, Professor Brandão, Vila Torres, Noely Simone de Ávila e Caramuru se divertiram com a apresentação teatral da história da cidade e com as brincadeiras do personagem Curitibinha.
O prefeito Rafael Greca foi recebido com muita animação pelas crianças e saudou os curitibinhas, professoras e convidados.
“Com os nossos indígenas, os portugueses e o casal de poloneses que representam todos os povos que formaram a nossa cultura, comemoramos o aniversário da cidade. Nos 330 anos de Curitiba nós entregamos o nosso coração aos curitibinhas”, declarou Greca.
Família Folhas e sustentabilidade
As crianças também se alegraram com a presença da Família Folhas: Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Fefo, Flora e Foleco. Os personagens da família mais sustentável da cidade participaram das brincadeiras e animaram o público.
Após a apresentação do Auto, todos cantaram o Hino de Curitiba e o Parabéns pra Você, ao som da Banda Lyra. Em seguida foi feita a distribuição dos pedaços de bolo.
Como tudo começou
A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) produziu um breve espetáculo que conta a história do surgimento da cidade. O enredo é inspirado no quadro Fundação da Cidade de Curitiba, de autoria do pintor Theodoro de Bona, trabalho datado de 1949, e narra a saga da chegada dos fundadores à região, que primeiro se chamou Vila Nossa Senhora da Luz e mais tarde se tornou Curitiba.
Encenado por 13 atores, o espetáculo mostra a chegada de Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara na região que era habitada pelo povo Tingui.
Os atores são a caracterizados com as vestimentas de época e reproduzem os movimentos do primeiro contato entre as culturas.
Júlia Maria da Silva, 8 anos, aluna do 4º ano integral da Escola Municipal João Manuel da Silveira d’Élboux, adorou a apresentação da história da cidade e até escolheu o personagem favorito. “Eu gostei muito do Mateus Leme”, declarou.
Igor Trindade, 8 anos, aluno da escola Vila Torres, nunca tinha assistido a uma apresentação teatral. “Estou adorando tudo, é muito legal”, disse o curitibinha.
Obra de arte
O artista plástico Sandoval Tiburcio presenteou o prefeito com uma pintura que representa os casarios da cidade. Tiburcio já expôs em Paris, no Museu do Louvre, em 2015, e em Dubai, no World Trade Center, em 2017.
Presenças
Participaram também do evento a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a administradora regional Matriz, Rafaela Lupion Mello Cantergiani; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro.
Próximas apresentações do Auto da Fundação de Curitiba
14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Versão estendida do espetáculo
Memorial de Curitiba
Dias 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Passeio Público
Dias 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro
Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451
Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 – Centro