Grande Curitiba

Conciliador, presidente da Assomec trouxe protagonismo importante para região metropolitana

Em ano de pandemia, ações unificadas da Assomec trouxeram ainda mais protagonismo para municípios metropolitanos
6 de janeiro de 2021 às 11:49
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Criada para fortalecer decisões e avanços coletivos, a Associação dos Municípios Metropolitanos (Assomec) teve protagonismo importante nesses últimos anos. A dedicação e a essência conciliadora do presidente Márcio Wozniack (2017-2020) podem ter contribuído na ascensão.

Prestes a deixar a gestão, Wozniack, ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, acredita ter dado passos importantes para a solidez da associação. “Aprendi muito sendo presidente da Assomec. Trouxe para as reuniões muitas lideranças importantes, fui o presidente que mais conseguiu levar governadores, que assumiram compromissos, algo inédito na Assomec. Tive o prazer de levar o ex-governador Beto Richa por duas vezes, a governadora Cida Borghetti que também participou e agora, neste ano, o vice-governador Darci Piana, o prefeito Greca, o governador Ratinho Jr também participou várias vezes por vídeo conferência, além de estar lá presencialmente para falar de ações relacionadas ao coronavírus”, conta ele, em entrevista.

Para ele, o espaço de diálogo que a Assomec promoveu foi importante para a tomada de decisão de muitos gestores. “Tivemos um papel fundamental na condução dessa democracia, desse espaço de diálogo. Muitas cidades conseguiram recursos, pavimentação, ideias para melhorias, por conta das reuniões. Criaram-se amizades e vínculos que geraram recursos e receitas”, garante Márcio Wozniack.

Conciliador

O aumento na participação de prefeitos, governadores e outros políticos de destaque no Estado nas reuniões da Assomec aconteceu de maneira mais produtiva nos últimos anos. “Acho que isso foi possível pela minha experiência política. É preciso de paz política para criamos um cenário de diálogo, entendimento. Quando eu assumi, em 2017, passei a relatar as dificuldades que tinha em meu município, fazendo com que os prefeitos se identificassem com a minha liderança. Uso o mesmo linguajar que os prefeitos, levando confiança a eles. Se hoje um grande número de prefeitos participam da Assomec é porque sabem que as reuniões trazem resultados”, garante Márcio Wozniack.

O destaque das reuniões se deu com a criação do Fórum Metropolitano, diante dos desafios da pandemia. “Tomamos decisões em conjunto com os município. Regramos decretos metropolitanos que trouxeram igualdade em aplicação de iniciativas com menos dor possível nesta fase difícil que é a do coronavírus”, pontua Wozniack.

Continuidade

Wozniack entrega o cargo de presidente da Assomec desejando a continuidade das ações em conjunto. “Acho que o que deu certo foi a união, especialmente agora na retomada das aulas, que vão precisar nortear nas próximas reuniões. Cada um contando a sua particularidade, se todos continuarem juntos, com certeza, o Governo do Estado vai aplicar os protocolos, unidos para que não se tenha essa migração de alunos”, finaliza Márcio Wozniack.