Grande Curitiba

Pecuaristas devem cadastrar rebanho na Secretaria de Agricultura até o final do mês

Campanha vale para bovinos, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, abelhas e peixes
1 de junho de 2021 às 17:01
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Agricultura de Araucária (SMAG) orienta os pecuaristas do município (criadores de bovinos, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes)*; a fazerem o cadastro de atualização de rebanho na sede da SMAG, entre os dias 1° de maio a 30 de junho.

Isso porque o Paraná tem uma certificação que isenta os produtores de vacinar seus animais contra febre aftosa, porém precisa ter todos animais cadastrados e sob monitoramento para manter esse selo de procedência. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na secretaria (antiga sede do Mercado Municipal) ou pelo telefone (41) 3614-7530.

A imunização contra a aftosa no Paraná foi interrompida em 2019 e a campanha de vacinação, que acontecia duas vezes por ano, foi substituída pela campanha de atualização de rebanhos. O cadastro dos animais é obrigatório para garantir a rastreabilidade e a sanidade dos animais. *Aproveitando o chamamento dos produtores de carne para atualização dos cadastros, orienta-se que os apicultores também cadastrem suas colmeias para poder gerar guia de transporte animal (GTA).