Grande Curitiba

Araucária investe na testagem como estratégia de diminuição da transmissão da COVID-19

Testes serão realizados em pessoas que tiveram contato com casos confirmados e estão sem sintomas
21 de junho de 2021 às 17:03
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Para diminuir a propagação da covid-19, a OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta algumas estratégias e, dentre elas, destaca-se o rastreamento de contatos através da testagem, que visa descobrir precocemente os focos de transmissão da doença e com isso diminuir o número de casos na comunidade. Diante disso, Araucária iniciará um Programa de Testagem da sua população a partir de amanhã (22).

Essa ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) faz parte da estratégia para quebra da cadeia de transmissão da covid-19 e redução de casos. Associada a outras medidas importantes como a vacinação contra a doença e as medidas de prevenção, tais como o uso obrigatório de máscara, medidas de distanciamento social, lavagem das mãos e deixar os ambientes bem ventilados.

Quem poderá ser testado?

Poderão agendar o teste as pessoas consideradas “contato próximo” de um caso confirmado e que estejam assintomáticas (sem apresentar sintomas). Se apresentar sintomas, o CECC (Centro de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus) continua sendo o local de atendimento no município.

Contato próximo é quem esteve a menos de dois metros de distância por um período maior de 15 minutos com um caso confirmado sem utilizarem máscaras corretamente (cobrindo nariz e boca). Ou então, quem teve contato físico direto com um caso confirmado como, por exemplo, apertando as mãos.

Qual teste será realizado e em que local?
Os testes utilizados serão os de biologia molecular (RT-PCR), conhecido como exame do cotonete. A testagem será realizada de segunda a sexta-feira das 08h às 14h no Parque Cachoeira, entrada pela Rua Rio de Janeiro. As pessoas poderão ir de carro, ou a pé.

Todos as pessoas que forem testadas nesta estratégia devem aguardar o resultado do exame em isolamento. Por isso, serão notificados e isolados por meio do documento de Notificação de Isolamento, que será fornecido no momento da realização do exame.

Esse documento é uma determinação sanitária de proteção a saúde pública e é respaldado legalmente (Lei nº 13.979/2020 (art. 3.º); Portaria MS 356/2020 (§§ 1º, 5º e 7º do art. 3º); Portaria Conjunta MS e ME 20/2020 (item 2.5 e 2.5.1 do Anexo I).

Como realizar o exame

O agendamento para realização do exame poderá ocorrer de duas formas: através da coleta de informação no rastreamento de contatos dos casos confirmados. Ou seja, na atividade de acompanhamento e busca de contatos positivos, buscando possíveis focos de transmissão da doença. Essa estratégia será realizada com a colaboração da UniFacear e do Instituto Menna Barreto, sob a supervisão da SMSA.

Também será esta mesma equipe que entrará em contato com as pessoas informadas via contato telefônico para orientações e o agendamento do teste.

A outra forma é por meio de agendamento espontâneo. Poderão agendar o teste as pessoas que se encaixarem nos seguintes critérios: ser contato próximo de caso confirmado, morar no município de Araucária, não apresentar nenhum sintoma gripal e não morar na mesma casa de alguém que esteja com suspeita ou confirmado para Covid-19.

O exame deverá ser realizado entre o quinto e o décimo dia do último contato com o caso confirmado, para que o teste seja válido e o link para agendamento é CLIQUE AQUI.

Documentação necessária

Para fazer o teste é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Lembrando que é fundamental agendar previamente a data e horário no site ou então ter sido agendado pela equipe de rastreio.

Para esclarecer dúvidas você deve entrar em contato com o Disk Corona pelo telefone 0800-6425250 todos os dias da semana das 07h às 19h.