Grande Curitiba

Projeto da nova escola Egipciana traz olhar inovador para futuras estruturas da Educação

Os detalhes da arquitetura foram pensados para atender as necessidades locais e também contribuir para um ambiente escolar mais acolhedor e agradável.
22 de junho de 2021 às 16:31
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – O projeto da nova escola Escola Municipal Professora Egipciana Swain Paraná Carrano, em Araucária, chama atenção pelo visual moderno, sustentabilidade e funcionalidade. Os detalhes da arquitetura foram pensados para atender as necessidades locais e também contribuir para um ambiente escolar mais acolhedor e agradável. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento de Araucária (SMPL), elementos desse projeto devem ser referência para projetos de futuras unidades da Educação.

A nova escola Egipciana terá área de 2.500m²; mais que o dobro da área do prédio atual, uma estrutura antiga com edificação em alvenaria e edificação em madeira. Além do térreo, haverá mais dois pisos na unidade para comportar 12 salas de aula e 08 salas para outras atividades (Laboratório de Artes, Laboratório de Informática, Laboratório de Artes e Matemática, Sala Multiuso, Sala Multifuncional, Salas de Suporte Pedagógico e Sala de Ballet e Judô) além de ampla Biblioteca. O projeto da Escola também se diferencia por contar com espaços de convivência coberto e descoberto, proporcionando aos educadores novos espaços para atividades com os alunos. No térreo, a escola terá um amplo pátio descoberto com bancos e vegetação, além de pátio coberto. Pensando na segurança dos alunos e moradores da região, a escola contará com uma via interna para embarque e desembarque dos alunos, evitando acumulo de veículos na rua João Túlio.

DETALHES – Dentro da proposta de utilizar recursos de arquitetura para contribuir para ambiente agradável, o projeto conta com paredes verdes (com plantas naturais) nos três pavimentos da escola; além de beleza, as plantas têm a função de controle de temperatura.
De forma lúdica e com funções pedagógicas, as cores são um diferencial na nova Egipciana. Desde a fachada com painéis metálicos, até as cores diferentes em cada corredor como forma inovadora de comunicação visual passando por detalhes de revestimento cerâmico, forro, guarda-corpo, bancos as cores foram utilizadas como estratégia moderna adequada ao perfil de idade dos estudantes.

A estrutura também possui sistema de reúso de água e foi pensada para valorizar a luz natural. O projeto garante ambientes protegidos, porém não fechados, o que garante a permeabilidade visual e melhor circulação de ar. A quadra coberta que já existe será mantida e ganhará uma bela arquibancada. O refeitório é um exemplo de como os detalhes podem fazer diferença no ambiente. Em vez de um pilar simples, o projeto contemplou uma estrutura que remete à ideia uma araucária, detalhe que representantes da comunidade escolar que viram o projeto elogiaram.

O projeto elaborado pela Prefeitura será encaminhado para a análise do Estado, prática comum levando em conta a parceria para os recursos financeiros necessários; os recursos já estão garantidos. Após isso, será possível a Prefeitura iniciar o processo de contratação da empresa que executará a obra.