Grande Curitiba

Entenda quando a rua precisa de pavimentação, recape ou tapa buraco

23 de junho de 2021 às 16:48
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Quem mora em Araucária ou trabalha no município já deve ter notado as equipes da Secretaria Municipal de Obras (SMOP) em serviço nas ruas, realizando desde obras pontuais de tapa buraco, recape asfáltico ou pavimentação. Mas, você sabe o que significa isso e quando a via precisa de um ou outro serviço?

TAPA BURACO

Como o próprio nome diz, tratam-se de serviços bastante pontuais em buracos superficiais que abriram-se no asfalto. São ações de conservação viária feitas diariamente com asfalto produzido na usina própria da Prefeitura. Na maioria das vezes, o serviço leva pouco mais de 2 horas para ser finalizado.

RECAPE

O recape asfáltico é feito quando boa parte da via apresenta fissuras, abaulamento ou infiltração, sem que haja riscos na base do pavimento. Tal análise é feita com o uso de máquinas e técnicos aptos a avaliar em que grau o asfalto está comprometido.

Caso os níveis mais profundos do asfalto não tenham sido afetados, a capa asfáltica é totalmente retirada. Em seguida, é feita a fresagem no local e um novo asfalto (também produzido na usina da Prefeitura) é colocado em altas temperaturas. Por este motivo, e para garantir a durabilidade do recape, o serviço não pode ser feito em dias chuvosos ou muito úmidos.

Na rua Alfred Charvet (nas fotos), por exemplo, foi realizado recape nos últimos dias.

PAVIMENTAÇÃO

Já a pavimentação é feita em vias de chão batido ou quando a base do asfalto foi afetada. A pavimentação contempla os serviços de análise de solo, análise topográfica, drenagem, base, sub-base, reforço de subleito, e, por fim, o revestimento asfáltico. Em alguns casos, principalmente como o das vias na região rural, é necessário ainda o alargamento da via.