Grande Curitiba

Guardas participam de curso de requalificação para manter qualidade nos atendimentos

Aulas práticas e teóricas anuais são exigidas pela Polícia Federal e permitem a manutenção do porte de arma em serviço
12 de julho de 2021 às 17:17
(Foto: Divulgação/SMSP)

COM ASSESSORIAS – Os 154 guardas municipais de Araucária já estão com calendário definido para as aulas do curso anual de requalificação que traz mais qualidade aos atendimentos diários e permite manter porte de arma de fogo (exigência da Polícia Federal). Com carga horária de 80 horas, o efetivo foi dividido em 5 turmas e a primeira começou os treinamentos na quinta-feira (08), no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Com conteúdo prático e teórico, as aulas devem ocorrer até dezembro.

A primeira disciplina a ser trabalhada foi de atendimento pré hospitalar, muito importante para Araucária, já que a cidade atende diversas ocorrências que precisam desse conhecimento e preparo, segundo a Guarda Rocha, coordenadora do Setor de Ensino da GMA. “Em diversos momentos nossos profissionais acabam se deparando com tentativas de suicídio, crianças que se engasgam e param de respirar, atendem ocorrências com vítimas de acidentes e já houve até ajuda para fazer partos de emergência. Então precisam estar preparados, o conhecimento pode fazer a diferença para salvar uma vida”, opina.

Além da disciplina de atendimento pré hospitalar, o cronograma prevê 22 horas de aula online com conteúdo da Secretaria Nacional de Segurança Pública, atualização sobre legislação, noções táticas e pelo menos 40 horas com treinamento de arma e tiro. Professores do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) estão conduzindo o treinamento. A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araucária está constantemente investindo em cursos, treinamentos e estrutura para a corporação.

Porte de arma

O porte de arma de fogo para as Guardas Municipais foi liberado pelo Estatuto do Desarmamento em municípios das capitais dos estados, em municípios com mais de 500 mil habitantes e naqueles que têm entre 50 mil e 500 mil habitantes, quando em serviço. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2020) apontam que 34% dos municípios do país que possuem guarda municipal, não usam arma de fogo); sendo que apenas 21,3% dos municípios brasileiros têm guarda municipal (1188 cidades). É bom destacar que antes do uso de arma letal, o protocolo de segurança prevê que outros meios de negociação sejam buscados inicialmente e que o uso de maior força seja utilizado apenas quando a situação exigir. Por isso a necessidade de capacitar os profissionais com frequência sobre conhecimentos táticos, estratégias e legislação vigente.