Grande Curitiba

Em fase de implantação, ciclofaixa na Manoel Ribas será importante para definir ações em outras vias

Quando concluída a implantação, as vias exclusivas para bicicleta terão sinalização adequada e os ciclistas serão orientados por agentes do Departamento de Trânsito e representantes da Polícia Militar
2 de agosto de 2021 às 17:36
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Em breve, quem transita de bike pela avenida Manoel Ribas, em Araucária, poderá se deslocar com maior segurança por meio da ciclofaixa temporária que está sendo implantada. Trata-se de um projeto piloto que envolve a Prefeitura, o Detran e o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (CONCICLO), com apoio da Câmara de Engenharia, Infraestrutura e Inovação. As pistas da ciclofaixa estão sendo implantadas nos dois sentidos da via, entre a rua São Vicente de Paulo e a Minas Gerais, com 3,5 km de extensão cada. A experiência dessa ciclofaixa (ao longo de um ano) definirá a sua permanência definitiva na Manoel, bem como a possibilidade da implantação em outras vias da cidade.

Quando concluída a implantação, as vias exclusivas para bicicleta terão sinalização adequada e os ciclistas serão orientados por agentes do Departamento de Trânsito e representantes da Polícia Militar. As ciclofaixas são parte de uma política de mobilidade urbana e poderão ser usadas para o deslocamento todos os dias da semana, independente do horário. É importante esclarecer que elas não serão locais para uso de skate, patins, patinete, moto ou de fazer corrida ou caminhada ou outras atividades de lazer. As crianças podem se deslocar com bicicleta pela ciclofaixa, mas a recomendação é que estejam acompanhadas de um adulto.

REGRAS PARA CICLISTAS: O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) prevê uma série de regras também para ciclistas. Conhecer os direitos e deveres dos ciclistas é importante para a segurança de todos. Vale ressaltar a importância de a bicicleta incluir campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Os fabricantes e importadores são obrigados a fornecer as bicicletas com esses equipamentos. No caso de capacete, a legislação não prevê o uso obrigatório, mas o uso é sempre recomendado pela proteção. O CBT também prevê que, quando há ciclovias, ciclofaixas ou acostamento, o uso desses locais pelos ciclistas é obrigatório.