Grande Curitiba

COVID: Saúde informa sobre 3ª dose para idosos e imunossuprimidos

Vacinação será para idosos (70 anos ou mais) que foram vacinados com a 2ª dose até 08 de março de 2021. Imunossuprimidos devem apresentar carta médica no dia da vacina
23 de setembro de 2021 às 17:30
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – IDOSOS – 3ª dose: A terceira dose para idosos (70 anos ou mais, conforme definição do Ministério da Saúde) ficará a cargo das unidades básicas de saúde. Neste primeiro momento, a estratégia definida é que receberão a 3ª dose apenas os idosos (70 anos ou mais) que foram vacinados com a 2ª dose até 08 de março de 2021.

As equipes das UBS já estão se organizando para isso. O agendamento das doses para esses idosos é presencial e pode ser feito por uma outra pessoa, como um filho, por exemplo. Situações de idosos acamados devem ser informadas à UBS. Em caso de dúvida, entrar em contato com a UBS mais próxima da residência do idoso.

IMUNOSSUPRIMIDOS (18 anos ou mais) – 3ª dose: Haverá vacinação para esse grupo em 27 de setembro, no Ginásio Joval (Parque Cachoeira), das 9h às 16 horas. A terceira dose deve ocorrer somente após 28 dias da segunda dose. Não será necessário agendamento para comparecer no dia 27, mas há necessidade de apresentar carta médica no dia (documento que pode ser obtido na UBS ou com médico particular – assim como foi para doses anteriores). Em Araucária, cerca de 600 pessoas tomaram a 2ª dose nesse grupo.

Conforme o Ministério da Saúde, isso inclui: imunodeficiência primária grave, pessoas que fazem quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Qualquer novidade será comunicada pelos meios oficiais da Prefeitura.