Grande Curitiba

Guarda Mirim se inscreve para participar do Programa Mais Aprendiz da UNILEHU

Capacitação e encaminhamento profissional será voltado para os Guardas Mirins que estão há pelo menos 2 anos no projeto
1 de outubro de 2021 às 17:07
(Foto: Divulgação/SMSP)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Mirim de Araucária firmou uma parceria bem importante para os jovens do município, trata-se da inscrição do Programa Mais Aprendiz (da Universidade Livre para a Eficiência – UNILEHU). A Secretaria Municipal de Segurança está lidando com a tramitação do processo e em breve o projeto estará em vigor. Com a iniciativa, os Guardas Mirins da cidade poderão receber capacitação específica do programa e participar como aprendizes em empresas conveniadas com o município e com a Unilehu.

O encaminhamento será voltado para os Guardas Mirins que estão há pelo menos 2 anos no projeto, e contemplem a idade e escolaridade para o Jovem Aprendiz (14 a 24 anos). A função de aprendiz varia de acordo com a empresa contratante e com o setor em vista, com o objetivo de desenvolver pessoal e profissionalmente os jovens, o que vai de encontro com um dos principais objetivos da Guarda Mirim: auxiliar no desenvolvimento de uma consciência cidadã. Criada em 2015, a Guarda Mirim de Araucária, projeto realizado pela Guarda Municipal de Araucária, atende em média 80 adolescentes por ano.

Por que contratar jovens aprendizes?

Para as empresas, o benefício, além da formação e desenvolvimento de profissional, que gera uma contribuição social, também terá a vantagem de pagar menos encargos trabalhistas. Outras vantagens, incluem pagamento de apenas 2% no FGTS (8% aos demais trabalhadores), fora a isenção da multa de 40% do FGTS em casos de demissão. Além de ser uma contratação de baixo custo, trazendo benefícios importantes ao todo, como a formação de uma nova mão de obra ao país e auxiliando no combate ao trabalho infantil. Vale ressaltar, que a partir de 7 funcionários, a empresa tem como obrigação a contratação de um jovem aprendiz. Há também subsídios que as empresas parceiras podem receber como o previsto pelo Programa Cartão Futuro e Cartão Futuro Emergencial (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS).