Grande Curitiba

Serviço de atenção a saúde bucal de Araucária é referência

O município conta com cerca de 150 profissionais entre cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde bucal que atendem desde bebês até idosos
25 de outubro de 2021 às 16:30
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde Bucal, 25 de outubro, Araucária destaca a importância deste serviço e também dos profissionais que atuam na odontologia e desempenham um papel fundamental na prevenção e na promoção da saúde de toda a população. Hoje, com cerca de 150 profissionais atuando nessa área, Araucária é referência em saúde bucal.

Além das clínicas odontológicas dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), o município também conta com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), o Serviço de Saúde Especial e a UPA, que atende urgência e emergência após as 18 horas e finais de semana. O atendimento é para todas as faixas etárias, desde bebês até idosos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), as Unidades de Saúde fazem o atendimento de procedimentos de atenção primária como, por exemplo, restauração, limpeza e os serviços especializados são os que atendem tratamentos de periodontia mais específicos como tratamento de canal, extração de siso, investigação de lesões suspeitas, entre outros.

É importante destacar que a porta de entrada para qualquer um dos atendimentos de odontologia é a Unidade de Saúde que faz a triagem e referencia e encaminha o paciente para os serviços especializados, caso necessário.

Homenagem

Neste Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Dentista, a SMSA parabeniza e agradece o empenho e a dedicação dos profissionais envolvidos neste serviço e destaca a importância de cada um, especialmente durante a pandemia. Momento em que muitos deixaram as clínicas para fazer parte das equipes de monitoramento e vacinação, somando esforços com os demais profissionais de saúde no combate ao coronavírus.