Grande Curitiba

Com apoio da Prefeitura, morango ganha espaço e gera renda no campo o ano todo

Segundo a SMAG, nos últimos três anos, cerca de 700 mil mudas foram entregues aos produtores cadastrados, como fomento à essa produção
26 de novembro de 2021 às 18:06
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – O Programa de Fomento à Produção de Morango, executado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Araucária (SMAG), têm incentivado a produção de morango em diversas propriedades rurais do município, consequentemente, gerado renda para essas famílias. Atualmente, o Programa atende em média 250 produtores rurais por ano. Os dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) mostram que, em Araucária, estão plantados um total de 4 milhões e 100 mil de pés da fruta, em 80 hectares. Segundo a SMAG, nos últimos três anos, cerca de 700 mil mudas foram entregues aos produtores cadastrados, como fomento à essa produção.

Na localidade de Taquarova, a família de Rízio José Nowak divide as tarefas na produção de morangos desde 2010. Na propriedade, há de 35 a 40 mil pés e, de maneira geral, a produção vai para venda na Ceasa, em Curitiba. Rízio conta que, antes, a família criava porcos e somente nos últimos três anos é que o morango passou a ser a principal renda da família. “Tinha medo de entrar nessa cultura. O medo era de que ela não garantisse o sustento [financeiro]”, contou o produtor. Hoje, a família mostra-se satisfeita com a escolha, já conta com experiência no cultivo do morango e está atenta aos cuidados para sempre melhorar a produção.

Não muito distante do Taquarova, na Colônia Cristina, Enídia Aparecida Karachenski produz morango há cinco anos e tem 9 mil pés da variedade San Andreas. A produtora rural, fez cursos, por meio do SENAR, para conhecer melhor sobre o cultivo de morango. Tal atitude é incentiva pela SMAG, uma vez que o produtor que se qualifica, melhora a sua produção, e evita custos desnecessários. O cultivo na propriedade é também realizado pela família, que divide o tempo com outras produções, incluindo o milho e a soja, principais produtos da propriedade. Com o passar dos anos, Enídia foi deixando de lado o trabalho pesado com gado leiteiro e viu no morango muitas vantagens. “A qualidade de vida agora é bem melhor. Posso trabalhar de pé. Consigo aproveitar melhor [o tempo com] a família”, explicou.

APOIO – Os dois produtores citados fazem parte do grupo cadastrado no Programa do Morango. Além de receber mudas, como estímulo à produção, a Secretaria de Agricultura realiza o acompanhamento do desenvolvimento dos frutos. O CAD/PRO (Inscrição Estadual do Produtor Rural) é o principal critério para distribuição das mudas. Mais informações sobre o Programa do Morango podem ser obtidas em contato com a SMAG: (41) 3614-7530.