Grande Curitiba

Em período mais crítico de ocorrências, agentes de trânsito vão intensificar fiscalização de uso de álcool por motoristas

O Departamento de Trânsito ressalta que, caso as equipes verifiquem quaisquer outras irregularidades (seja na documentação, circulação ou na condução do veículo), essas também serão fiscalizadas como já é de rotina das equipes. Condutores de motos também podem ser abordados
17 de dezembro de 2021 às 17:46
(Foto/arquivo: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Com a chegada do verão e das festas de fim de ano, aumenta a preocupação com as situações de trânsito envolvendo o uso de bebida alcoólica ao dirigir, o que pode levar até a mortes. Por isso, em Araucária, os agentes de trânsito estão iniciando uma série de operações visando coibir esse tipo de ação ilícita. Essas ações podem ocorrer em qualquer dia ou horário. O Departamento de Trânsito ressalta que, caso as equipes verifiquem quaisquer outras irregularidades (seja na documentação, circulação ou na condução do veículo), essas também serão fiscalizadas como já é de rotina das equipes. Condutores de motos também podem ser abordados.

Segundo o departamento, na abordagem o condutor pode passar por teste no etilômetro (“bafômetro”), sob pena de prisão em casos em que o teor de alcoolemia esteja superior a 0,3 mg/l ou. Em caso de recusa, pode ocorrer a retenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como multa. Quem se recusar a realizar o teste (e estiver com sinal de embriaguez) poderá ter a CNH suspensa por até 12 meses, além da multa.

Já para o condutor que se negar a realizar o teste de alcoolemia, mas possuir mais que dois sinais de embriaguez, as consequências são as mesmas de um condutor que realiza o teste e o resultado é superior a 0,3 mg/l. Ou seja, haverá multa e suspensão do direito de dirigir e o condutor ainda será encaminhado para a Delegacia de Polícia e responderá processo criminal por crime de embriaguez ao volante (art. 306 do CTB). A situação do condutor pode ainda se agravar se ele se envolver em alguma ocorrência de trânsito (colisão, morte…).

Todo o efetivo envolvido nesta operação, chamada de “Ébrio” está treinado e preparado para agir na fiscalização e repressão aos crimes e infrações de trânsito. O Departamento de Trânsito solicita o apoio da população que, cada vez, vem realizando denúncias de irregularidades no trânsito. As denúncias, informações ou sugestões podem ser feitas para o telefone (41)3614-1500 e/ou pelo WhatsApp do mesmo número. Coibir a prática de dirigir alcoolizado é preservar vidas.