Grande Curitiba

Araucária ingressa no Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba

Essa formalização do consórcio permite não apenas ações integradas de combate ao crime como também a possibilidade de convênios e parcerias para suporte de estrutura e financeiro às ações
27 de abril de 2022 às 17:39
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Com a confirmação por meio da lei nº 3863/2022, publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do Município, Araucária passa a fazer parte do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM). Essa formalização do consórcio permite não apenas ações integradas de combate ao crime como também a possibilidade de convênios e parcerias para suporte de estrutura e financeiro às ações.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araucária (SMSP) considera que o consórcio será importante, por exemplo, para captar recursos federais, centralizar compras de interesses das Guardas, traçar informações de inteligência, promover cursos de capacitação para os profissionais dos municípios consorciados. De acordo com a SMSP, a união entre as forças das Guardas Municipais ajuda em muitos aspectos de padronização de ações e gera avanços para todas.

Além de Araucária, assinaram a adesão ao COIN-GM os municípios de: Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras e São José dos Pinhais. A sede desse consórcio será em Curitiba e cada um dos entes tem direito a um voto. A presidência do consórcio, a ser eleita em Assembleia Geral, ficará com um dos chefes do poder executivo dos municípios que fazem parte.