Grande Curitiba

Saúde faz ação especial no dia do Uso Racional de Medicamentos

Equipe está na Praça Vicente Machado ao longo de todo o dia fazendo orientações e também oferecendo teste rápido de hepatite, HIV e sífilis
5 de maio de 2022 às 17:31
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Hoje (05) é o Dia do Uso Racional de Medicamentos. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) está realizando uma ação na Praça Dr Vicente Machado com o objetivo de alterar e orientar a população sobre este assunto. Além de colaboradores das Unidades de Saúde, a ação também conta com o apoio do SOA (Serviço de Orientação às DST/AIDS) e de universitários da UniFacear.

Ao longo de todo o dia os profissionais de saúde estarão no local fazendo a entrega de materiais impressos sobre cuidados gerais no uso de medicamentos e também conversando com a população sobre o assunto. Além disso, também estão sendo realizados gratuitamente testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis. O resultado fica pronto na hora.

Uso racional

Quase metade dos brasileiros (47%) têm o hábito de se automedicar pelo menos uma vez ao mês, de acordo com uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia. Além disso, o Brasil é um dos países que mais utilizam medicamentos no mundo.

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da rede municipal de Araucária, Marion Thiessen Helrighel, explica que é muito perigosa essa cultura tomar remédios sem prescrição médica. “Muitas vezes as pessoas pesquisam um remédio na internet, ou tomam porque um vizinho tomou e deu certo, mas isso é um erro, pois você vai tratar só os sintomas e não a causa. Assim pode mascarar a doença e fazer com que ela se agrave, dentre outros problemas”, destaca.

Além disso, a profissional explica que isso pode desencadear efeitos adversos, intoxicação e entre os riscos a longo prazo do uso irracional de medicamentos, um dos alertas mais importantes é para o desenvolvimento de bactérias mais resistentes.

Dicas para o uso racional

Marion destaca que em primeiro lugar, deve-se evitar a automedicação. “Ao sentir algum problema de saúde procurar atendimento profissional, em alguns casos até mesmo o farmacêutico poderá indicar o melhor tratamento.

Ela também afirma que ao receber prescrição para utilização de remédios, deve-se seguir as instruções sobre a dose, os horários e dias indicados para o tratamento.

Descarte correto

Uma outra questão fundamental também relacionada ao uso racional de medicamentos diz respeito ao descarte dos remédios. “Medicamentos que não serão mais utilizados ou se estão vencidos devem ser levados a estabelecimentos de saúde (UBS ou até algumas farmácias). O descarte indevido também podem trazer uma série de problemas, tanto para a população quanto ao ambiente”, finaliza Marion.