CRAS de Araucária oferecem palestras e oficinas para adolescentes

COM ASSESSORIAS – Entre os grupos ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), se destaca o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Adolescentes, que está com cerca de 200 participantes na rede de Assistência Social de Araucária. Várias atividades estão sendo retomadas aos poucos após flexibilização de algumas restrições relacionadas à Covid-19.
As ações do SCFV incluem palestras sobre prevenção ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, alertas sobre trabalho infantil, orientações sobre profissões, reflexões sobre plano de vida. Além de abordar esses temas super importantes, os jovens ainda têm a oportunidade de fazer passeios em grupo, participar de oficinas de arte, desenvolver atividades de comunicação e relacionadas à música.
Esse atendimento do grupo para adolescentes contempla a faixa etária de 12 a 17 anos incompletos, tendo como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, possuindo um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Com 17 anos, o adolescente Alessandro da Silva Mendes, participa do grupo do CRAS desde 2018. “Minha irmã participava e acabou me incentivando a vir também. O bom é que tem coisas divertidas. Eu fazia oficina de violão e fiz bastante amizade também. Sinto que me tornei mais comunicativo e gosto bastante dos encontros”, relata Alessandro, morador do Costeira.
Encaminhamentos
Após seis meses de participação no SCFV do CRAS, os adolescentes de 12 a 15 anos são priorizados nos encaminhamentos para cursos de qualificação profissional, conforme oferta do município. Os adolescentes com 15 anos ou mais, são encaminhados ao Centro de Referência em Capacitação para o Curso Preparatório para Entrevista de Aprendizagem Profissional e após finalizar o curso preparatório, são encaminhados para cadastro no SINE e entidades parceiras.
Inscreva-se
Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Os encontros ocorrem de uma a duas vezes na semana. Há grupos para crianças, jovens, adultos e idosos inseridos no Cadastro Único, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.