Grande Curitiba

Novas faixas de LED são instaladas em semáforos para reforçar a atenção no trânsito

A iluminação é sincronizada com a do semáforo de maneira que o condutor do veículo pode enxergar de longe a sinalização, principalmente à noite, o que melhora a segurança do trânsito
31 de maio de 2022 às 16:01
(foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Desde o último fim de semana, quem circula pelas ruas da região central da Araucária já percebeu que há mais semáforos com faixas de LED no ‘braço’ dos postes. Dez novos pontos receberam essa tecnologia. Em março deste ano, outros 10 semáforos já haviam recebido a faixa. A iluminação é sincronizada com a do semáforo de maneira que o condutor do veículo pode enxergar de longe a sinalização, principalmente à noite, o que melhora a segurança do trânsito.

As novas faixas foram instaladas no cruzamento das ruas: Miguel Bertolino x Pedro Druszcz, Miguel Bertolino x Alfredo Parodi, Miguel Bertolino x Victor do Amaral e Heitor Guimarães x Victor do Amaral; todos pontos de grande circulação de veículos. Dessa vez, essa tecnologia foi uma doação da empresa Rodraude Publica Eireli, logo, não teve custos para o município. A instalação foi realizada pela equipe de sinalização da Prefeitura.

OUTRAS MELHORIAS – As melhorias de sinalização também ocorrem em outras frentes. Vários cruzamentos da região central contam temporizadores para também auxiliar os condutores na segurança dos cruzamentos. Além disso, em 2021, foi realizada a pintura em uma área total de 110 mil metros quadrados para sinalização e demarcação viária. Também foram implantados 3.400 dispositivos de sinalização (tachas, tachões e tartaruga) pelas vias e 1.020 placas de regulamentação, advertência e indicativa no município. O investimento para segurança no trânsito foi de cerca de R$ 5 milhões.

Outra ação do Departamento de Trânsito de Araucária foi a implantação de rampas de acessibilidade pintadas de azul com 4 metros de largura. Essas rampas estão na avenida Victor do Amaral e contam com uma barra de LED com cores que variam de vermelho para verde conforme o sinal para o pedestre/cadeirante aguardar ou atravessar. Outras vias também serão contempladas.