Grande Curitiba

Alunos se formam em curso de panificação

Secretaria de Assistência Social visa promover a cidadania e a inclusão social através da formação para o trabalho
10 de junho de 2022 às 16:46
(Foto: Divulgação SMAS)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana 15 pessoas se formaram em um curso de panificação ofertado pela Prefeitura de Araucária gratuitamente. A iniciativa foi comandada pela Secretaria Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência em Capacitação. Nas 100 horas de curso, os participantes produziram massas diversas como pães, pizzas, salgados, assim como massas doces de maneira artesanal ou industrializada. Além de itens fritos, foram ensinadas receitas com assados e diferenciadas com foco em alimentação saudável.

Com esse curso, a Secretaria de Assistência Social pretende promover a cidadania e a inclusão social através da formação para o trabalho. Dois alunos foram encaminhados para vagas de emprego e uma formanda já está trabalhando na área como auxiliar de cozinha em um restaurante. Filomena da Silva Santos, moradora da Campina da Barra, elogia muito o curso e a professora. “É uma excelente pessoa e multiplicadora de conteúdo. Nos ensinou com carinho, o curso foi excelente. Aprendi muito e agora estou trabalhando formalmente”, relata.

Outra aluna que se destacou no curso foi Adriana Macedo de 41 anos, do bairro Iguaçu. Ela já sabe que fará uma entrevista de emprego, à qual foi indicada pelo bom desempenho no curso. “Eu levantava cedo ansiosa para ir fazer o curso, é muito bom. Recomendo para quem tiver interesse na área”, comenta Adriana, que também elogia a professora Margarete.

O Centro de Referência em Capacitação da SMAS faz mediação com as entidades formadoras, realiza acompanhamento técnico, pedagógico e social dos alunos durante o curso para que consigam concluir com êxito o processo de aprendizagem. Além do curso de panificação, a SMAS está oferecendo em parceria com SENAI, um curso na área administrativa e de informática (na modalidade EAD). Outras turmas de panificação e de outras áreas devem ser ofertados ao longo do ano e a medida que forem tendo as datas definidas, a população pode buscar informações a respeito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).