Grande Curitiba

Araucária é destaque entre os municípios da RMC no programa Previne Brasil do MS

A cidade atingiu índices de saúde importantes nos últimos quadrimestres como: consultas de pré natal, vacinação, exames e acompanhamento de doentes crônicos
29 de junho de 2022 às 15:55
(Foto: Pixabay)

COM ASSESSORIAS – O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 e desde 2020 avalia os municípios em relação a alguns indicadores de saúde. A partir destes números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras. De acordo com a última publicação do programa, Araucária aparece em posição de destaque entre os municípios da Região Metropolitana com nota 7,60 (Indicador Sintético Final).

Alguns dos indicadores do Previne Brasil neste ano de 2022 são: proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico; proporção de crianças de um ano vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre, entre outros.

Para que os indicadores sejam atingidos é de extrema importância que as informações sejam atualizadas constantemente, que os profissionais que assistem e os seus gestores estejam sempre em sintonia com as metas dos programas e com a transparência e insiram os dados no sistema em tempo real.

Araucária vem demonstrando um aumento significativo no seu desempenho ao longo dos últimos quadrimestres e esse avanço no alcance das metas é resultado de um trabalho em conjunto das equipes da Secretaria Municipal de Saúde que atuam na atenção primária e também ao departamento de tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Planejamento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a equipe da atenção primaria é de extrema necessidade para o Previne Brasil. “O trabalho inicia lá na ponta com os ACS e, posteriormente, com pessoal das Unidades. É necessário cadastrar, atualizar cadastros, lançar consultas, exames, atendimentos de puericultura, odontologia, vacinas, fazer relatórios, tudo diariamente e de forma minuciosa”.

Por outro lado, o Previne Brasil se baseia no banco de dados e processamento do Sisab (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica). O envio dos dados é realizado através de sistemas de informações, o principal deles é o e-SUS. De acordo com a secretaria de Planejamento, Araucária contratou o sistema de gestão pública IPM que possibilita a exportação de dados ao e-SUS e outros sistemas do Ministério da Saúde. “Além do esforço e da dedicação das equipes de saúde, é preciso ter dados. Para isso o município investe constantemente em estrutura física e tecnológica, como também em capacitação. Além da gestão da saúde acompanhar e incentivar os profissionais a realizarem os registros, é necessário um sistema que esteja sempre disponível, bem como uma internet de qualidade e equipamentos que atendam a demanda, para que os registros ocorram de maneira mais eficiente possível”.

Investimento

Araucária também investiu na aquisição de computadores novos, smartphones e tablets com acesso à internet e na ampliação e reestruturação da Infovia que propiciou o fornecimento de internet e rede às Unidades de Saúde rurais que hoje contam com internet rápida (2 Gb/s) via fibra óptica. Além disso, uma empresa especializada junto ao departamento de infraestrutura em tecnologia da prefeitura está realizando a reestruturação da rede interna.

Hoje Araucária tem um sistema integrado em toda a rede de saúde de atenção primária e boa parte da atenção secundária e terciária. Isso permite que todo o histórico dos pacientes seja compartilhado e ainda permite a transparência aos usuários, principalmente no acompanhamento das informações através do portal e do aplicativo.