Grande Curitiba

Conheça a origem das principais especiarias usadas na cozinha brasileira

Processo de desidratação transforma temperos em pó e ajuda a acentuar o gosto dos alimentos
10 de setembro de 2022 às 12:00

COM ASSESSORIAS – As ervas e as especiarias são mestres na arte de temperar com um vasto repertório de sabores, aromas e cores. Por isso, conhecer a origem dos temperos ajuda a criar pratos diferenciados e exclusivos. Com a experiência de seis décadas na mesa dos brasileiros, a Kitano se aprofunda nas especiarias e mostra a origem dos principais temperos.

Para começar, especiarias e ervas não são a mesma coisa. As especiarias são extraídas de sementes, cascas, raízes, frutos e bagas. Já as ervas têm sua essência obtida das folhas das plantas frescas ou secas. A marca da General Mills detalha as principais especiarias comercializadas no país. Confira:

Canela em pó: essa especiaria de aroma único é obtida através da raspagem da casca de árvore. Os pedaços cortados são colocados para secar e depois moídos. Embora seja mais popular em pratos doces, sua versão em pó pode fazer a diferença no sabor de carnes refogadas. Dica para transformar o prato: experimente adicionar uma pitada de canela em pó na carne moída refogada.

Pimenta preta em pó: a pimenta-do-reino vem dos pequenos frutos de uma trepadeira tropical. Ela se torna pimenta-do-reino preta quando sua extração é feita com os frutos ainda verdes. O escurecimento se dá durante o processo de secagem. O grau de maturação, aliás, é o que proporciona sabores variados.

Em processo natural de desidratação, a especiaria se transforma em pó para acentuar seu sabor e aumentar o período de uso na cozinha (desde que armazenada corretamente).

Açafrão-da-terra (Cúrcuma): uns chamam de açafrão-da-terra, outros de cúrcuma. Seja lá como é conhecida, essa especiaria é retirada da raiz da cúrcuma, uma planta medicinal muito popular na Índia.

A raiz da cúrcuma ganha uma cor amarelada quando se transforma em pó. A coloração dourada faz com que o açafrão-da-terra funcione como corante natural. Combina muito bem no arroz, deixando amarelinho e com um toque especial no sabor. Misture o açafrão-da-terra em pó Kitano com a cebola, alho e azeite na panela. Depois acrescente o arroz no refogado e a água.

Cominho: o cominho vem das sementes de uma planta da família conhecida por umbelíferas, a mesma do coentro e salsa. Com sabor complexo, a sementinha do cominho é apimentada e tem um toque adocicado, reforçando principalmente os pratos com gostos mais suaves, como feijão, frango, berinjela e lentilha.

Cravo-da-Índia: sucesso em pratos salgados, doces e agridoces, os cravos são os botões florais de árvores conhecidas como craveiros. Quando retiradas da árvore, o cravo apresenta coloração avermelhada. No processo de secagem é que ele ganha esse aspecto torradinho. Cravo-da-Índia faz a fama em sobremesas, bebidas quentes e temperos de carne, e também empresta seu sabor forte e levemente amargo no preparo da batata doce, beterraba, cenoura e abóbora.

Curry: imagine diversos temperos juntos e misturados. O curry é resultado do mix de especiarias torradas e moídas, com um sabor delicioso e intenso. O Curry da Kitano, por exemplo, reúne a naturalidade do coentro, cúrcuma, mostarda, cominho, gengibre, pimenta vermelha, aipo, pimenta-do-reino branca, cravo-da-índia, noz-moscada e canela. Esse tempero de cor alaranjada transforma o paladar dos preparos cotidianos. Quer um exemplo? Batatas cortadas em palitos e assadas com um fio de azeite e curry ficam deliciosas.

Chimichurri: bastou um pouquinho desse tempero sobre o pão ou na carne para dar um novo significado ao alimento. Molhinho campeão em churrascos, o chimichurri é uma mistura de especiarias e ervas. Dependendo da região do país, o preparo pode variar. Mas a base deste tempero é formada por salsa, pimenta vermelha, orégano, pimenta-do-reino branca e alho, tudo isso regado a azeite.

Pimenta calabresa: sabia que a pimenta calabresa é a tão conhecida Dedo de Moça em versão desidratada e flocada? Esses processos naturais retiram o líquido da pimenta e mantêm a parte que realmente dá o gosto picante. Com a Pimenta Calabresa 100% em Flocos, da Kitano, ganha-se em praticidade sem abrir mão da essência da pimenta.

Alho: por ser extraído da raiz, o alho pode ser considerado uma especiaria. Sua versão granulada nada mais é do que o alho picado, seco e selecionado. Da mesma família da cebola, esse tempero básico da culinária tem sabor muito marcante e levemente picante.

Orégano: poucos sabem que o orégano em pó da Kitano é extraído da sépala (estrutura da flor) em vez da folha. Isso porque a folha da planta fica mais exposta a luz solar e intempéries, interferindo na qualidade do orégano. Já a sépala conserva o gosto especial e tão conhecido do orégano.

Alecrim: na transformação da planta em tempero, a folha vai para secagem e depois retirada uma a uma do cabinho. Essas folhas de alecrim já exalam um sabor marcante e amadeirado em contato com o calor. Por ter seu sabor único presente na folha da planta, o alecrim é considerado uma erva.