Grande Curitiba

Conheça os serviços ofertados a animais de produção pela Secretaria de Agricultura

Os atendimentos aos animais de produção são realizados gratuitamente como forma de incentivo ao desenvolvimento dos produtores rurais do município
14 de setembro de 2022 às 12:31
(Foto: Divulgação/SMAG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), oferece aos pequenos produtores rurais do município um importante apoio no atendimento a animais de produção (equinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos). Os atendimentos são realizados gratuitamente como forma de incentivo ao desenvolvimento desses produtores.

Hoje a equipe da SMAG que realiza esse serviço é composta por 4 veterinários, 2 inseminadores, 2 motoristas e 1 auxiliar. Entre as atividades realizadas semanalmente, há atualmente:

– Programa de atendimento clínico médico veterinário gratuito a animais de produção (consultas, aplicação de medicamentos, administração de fluidos, prescrição médica e orientações);

– Programa de vacinação de equinos;

– Programa de melhoramento genético;

– Programa de inseminação artificial;

– Realização de vacinas contra brucelose;

– Programa de inspeção de produtos de origem animal;

– Emissão de GTA’s (Guia de Transporte Animal).

Procedimentos mais invasivos, como suturas, drenagens, castrações, eutanásias, entre outros que envolvam anestesia, sedação ou tranquilização, são encaminhados para atendimento particular, já que muitos demandam de estrutura clínica.

“Quando o proprietário cadastrado na SMAG solicita o atendimento, tentamos realizá-los o mais breve possível. Porém, lembramos que são considerados atendimentos prioritários casos de cólica equina, timpanismo, parto distócico, intoxicações e envenenamentos”, explicou o médico veterinário Carlos Augusto Couto.

Verani Mendes possui uma propriedade rural no Tietê e tem cerca de 30 vacas leiteiras. Segundo ela, passou a solicitar os atendimentos veterinários há aproximadamente três anos. “Os atendimentos em geral são quando o animal está doente e também referente ao Programa de Inseminação. A equipe é ótima, sempre atendem muito bem e são bastante atenciosos”, comentou. A produtora ainda relatou positivamente o atendimento em todos os departamentos da SMAG. “Sou muito bem atendida por toda equipe da Prefeitura, tanto na parte veterinária como nos setores responsáveis pelo manejo de solo, com os tratores e na silagem”, disse.

COMO SOLICITAR ATENDIMENTO VETERINÁRIO

Para solicitar atendimento ou acompanhamento em algum dos programas acima mencionados, o produtor rural deve possuir CADPro (Cadastro de Produtor Rural) e entrar em contato pelo telefone 3614-7531 ou Whatsapp 41 99125-5889 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DEMAIS BENEFÍCIOS NA SMAG

Os produtores rurais devidamente cadastrados, podem ser beneficiados com outros serviços oferecidos pela SMAG, não somente os de cunho veterinário. Há também os serviços agronômicos, de maquinário, entre outros.

Para mais informações, entre em contato com a secretaria através do telefone 3614-7530.