Grande Curitiba

Idosos participam de atividade no dia de conscientização sobre o Alzheimer

Centro de Saúde do Idoso realizou uma palestra sobre a doença e promoveu a Olimpíada do Cérebro
21 de setembro de 2022 às 16:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O dia 21 de setembro foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer como o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer e tem o objetivo de fortalecer a divulgação de informações sobre os principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes. Na manhã desta quarta-feira (21), o Centro de Saúde do Idoso realizou uma importante atividade em alusão à data: a Olimpíada do Cérebro.

Cerca de 50 idosos participaram do encontro que já na abertura trouxe uma ampla explicação sobre a doença de Alzheimer e a importância de estimular as habilidades do cérebro. Posteriormente, eles foram divididos em equipes e deram início às olimpíadas. Cada equipe realizou vários exercícios de estimulação cognitiva e a que realizou mais pontos foi premiada com uma medalha.

A doença

O Alzheimer é uma doença que destrói de forma permanente os neurônios e as células do sistema nervoso, deteriorando a capacidade de entendimento da pessoa e sua memória de curto prazo. Além isso, gera alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo. A doença atinge mais a população acima de 65 anos de idade, sendo a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos.

Sintomas

Os principais sintomas são: dificuldade para se lembrar de acontecimentos recentes; repetição da mesma pergunta várias vezes; problemas para desempenhar tarefas de rotina, como se deslocar por um caminho conhecido; irritabilidade; dificuldade para encontrar palavras para expressar ideias ou sentimentos e interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos.

Tratamento

O Alzheimer não tem cura, mas quanto mais cedo for detectado, maiores as chances dos sintomas serem atenuados com o uso de medicamentos e acompanhamento de equipe multiprofissional. Caso o paciente apresente sintomas da doença pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para atendimento.