Grande Curitiba

Guardas Municipais de Araucária fazem curso para uso de pistola calibre 9 mm

Armamento é mais moderno do que as pistolas calibre .380 utilizadas até então
22 de setembro de 2022 às 12:23
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Municipal de Araucária (GMA), além de ter tido aumento recente em seu quadro de profissionais, tem recebido investimentos em equipamentos, estrutura e capacitação. A instituição está realizando neste ano instrução para habilitação de 150 guardas do seu efetivo para uso de pistola calibre 9mm e nos próximos anos deve habilitar o restante da corporação. As aulas estão ocorrendo de estande de tiro de São José dos Pinhais, por parceria com o Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento da GMA.

O curso, de 40 horas, faz parte do Estágio de Qualificação profissional que a GMA faz anualmente. Contempla instrução teórica e prática e 100 disparos conforme regulamentação da Polícia Federal (PF). Está sendo realizado por instrutor próprio da GMA credenciado pela PF. Até o momento a GMA havia habilitado os profissionais para uso das pistolas calibre .380.

De acordo com a diretora geral da Secretaria Municipal de Segurança de Araucária, Jaqueline Dias, a liberação do calibre 9mm para as forças de segurança vem ao encontro de anseios das polícias. “É um armamento mais moderno e permite fazer frente a criminalidade. A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por exemplo, já faz uso do calibre em voga por meio dos Batalhões Especiais (BOPE, CHOQUE E RONE). Até então apenas as forças armadas utilizavam esse calibre, estendido às forças de polícia após decreto federal”, explica.