Grande Curitiba

Meninas e meninos devem se vacinar contra o HPV para prevenir a doença que pode levar ao câncer

A vacina deve ser tomada entre os 9 aos 14 anos e está disponível em todas as Unidades de Saúde de Araucária
23 de setembro de 2022 às 09:03
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O HPV que na tradução do inglês significa papilomavirus humano é uma infecção sexualmente transmissível que pode provocar verrugas genitais em homens e mulheres e, alguns tipos do vírus, podem desencadear câncer de colo do útero. Uma das formas de prevenção da doença, que atinge quase 700 mil pessoas no Brasil conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), é a vacinação.

A vacina contra o HPV é fornecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e em Araucária está disponível em todas as Unidades de Saúde. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de 6 a 12 meses e deve ser aplicado em meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade. A vacina pode prevenir o câncer do colo do útero, vulva e vagina, câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres.

Homens e mulheres imunossuprimidos que tenham até 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, também podem receber a vacina. Nesses casos é necessário apresentar prescrição médica ou de enfermagem com CID da doença.

Para mais informações procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa ou ligue gratuitamente para o SOU SUS 0800.6425250.