Grande Curitiba

Servidores da saúde participaram de capacitação sobre saúde mental

Curso "Atenção à crise suicida" teve o objetivo de oferecer atualizações sobre a temática do suicídio aos profissionais dos CAPS II, CAPS AD, SECRIA, UPA e HMA
23 de setembro de 2022 às 16:09
(Foto: divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na última segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação com o tema “Atenção a crise suicida” para cerca de 40 servidores dos serviços de saúde do município. Os objetivos do treinamento foram instrumentalizar os profissionais na identificação de sintomas, fatores de risco e protetivos e encaminhamentos de uma crise suicida.

Alguns dos profissionais que participaram do curso, avaliaram a importância do mesmo. “Foi de suma importância no que tange a abordagem e prevenção ao suicídio. Palestrante bastante capacitada para falar sobre o tema, onde trouxe bastante reflexão sobre a importância da saúde mental, esclarecendo, sensibilizando e multiplicando conhecimentos a respeito do tema suicídio, buscando demonstrar que existem meios de prevenir, identificar e tratar os casos”, afirmou o assistente social, Adson Mendes dos Santos.

Para o farmacêutico Fábio Scheffer Castilho, o curso trouxe ajuda para manejo na abordagem, acolhimento e conduta inicial, dando ferramentas para quem não tem experiência. “Eu apreciei a abordagem da linguagem corporal, para estar como um todo na escuta, esquecer a caneta, o computador para que o paciente se sinta mais acolhido; não ter medo de perguntar claramente sobre pensamentos suicidas e estar preparado para ouvir “sim”, que nesse momento devemos manter a calma e continuar o acolhimento que estarmos ali e não sair correndo atrás de outro profissional!”, disse.

“A capacitação contribuiu para a atualização do conhecimento sobre o manejo do comportamento suicida, visto que esta é uma demanda crescente nos serviços de saúde. A palestrante abordou o conteúdo de maneira clara e estimulou a reflexão dos ouvintes sobre o tema. Apresentou informações teóricas e práticas importantes durante o atendimento, como a escuta e acolhimento, vínculo, fatores protetivos e fatores de risco, sigilo, trabalho em equipe, plano de segurança e estratificação de risco”, pontuou a psicóloga Patricia Liebl.