Grande Curitiba

Araucária alcança a marca de mais crianças e adolescentes em acolhimento familiar do que institucional

Cadastro para dispostos em acolher temporariamente crianças e adolescentes continua
30 de setembro de 2022 às 15:59
(Foto: Pexels)

COM ASSESSORIAS – Você sabia que a meta nacional para acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida judicial é de que pelo menos 20% estejam em Famílias Acolhedoras comparado aos acolhidos em instituições do governo? Araucária ultrapassou essa meta em setembro e está com mais de 50% das crianças em Famílias Acolhedoras, mostrando que a cidade está bem mais adiantada na Política de Assistência Social do que outros municípios. Estes números, explicitam o movimento de desinstitucionalização que está acontecendo na cidade, cumprindo a preferência legal da opção familiar prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo Dados do Movimento Nacional Coalizão pela Família Acolhedora, no Brasil tem cerca de 30 mil acolhidos, sendo apenas 5% estão em Família Acolhedora. O modelo de Família Acolhedora proporciona um ambiente mais próximo ao que a criança ou adolescente encontrariam em seus lares.

“Permite uma ressignificação na vida da criança que precisou ser retirada do convívio de sua família de origem. Muitas estão fragilizadas e podem encontrar amparo com diversos aspectos importantes como o carinho, uma comidinha que goste e outras coisas particulares desse universo. Esse ambiente acolhedor e sadio atrelado ao trabalho realizado pela rede de proteção auxiliam que ela se sinta protegida, contribuindo para que ela volte a ser criança e viva seus sonhos”, explica o assistente social Leonardo Ferreira. Esta acolhida representa para a criança/adolescente a garantia da convivência familiar e comunitária, espaço sadio para expressão de sua individualidade e acesso aos direitos fundamentais.

A busca continua para cadastrar famílias dispostas a acolher temporariamente crianças e adolescentes que foram afastados temporariamente da família de origem, sob medida de proteção, devido a situações de violações de direitos ou situações de risco de sua integridade física ou psicológica.

Importante destacar que o estado civil dos candidatos que querem acolher não interfere no processo, as famílias devem ter a condição de proporcionar um ambiente protetivo para o desenvolvimento saudável do acolhido, garantindo seus direitos fundamentais.

Requisitos para ser Família Acolhedora

– Ter mais de 18 anos (solteiro ou casado);
– Não ter interesse em adoção; – Apresentar laudo médico de saúde física e mental;
– Residir em Araucária há pelo menos 1 ano; – Possuir renda/estabilidade financeira; – Apresentar certidão de antecedentes criminais;
– Possuir espaço adequado para acolher a criança ou adolescente;
– Participar do processo de Capacitação inicial (16 horas);
– Ter disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor às crianças e adolescentes.

Quer ser uma família acolhedora?

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp 41 99927-3676 ou telefone fixo 3614-1702.